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12 Setembro de 2018 | 15h18 - Actualizado em 12 Setembro de 2018 | 15h18

Educação promove auscultação pública da proposta da política do livro escolar

Moçamedes - A proposta da política do livro escolar foi submetida hoje, terça-feira, à consulta pública pelo Gabinete de Educação no Namibe, num encontro de auscultação.

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A implementação da política do livro poderá revolucionar os aspectos fundamentais relacionados com a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem

A proposta da política do livro escolar, que dentre outros objectivos, visa regular a elaboração, edição, avaliação e certificação, escolha, produção, distribuição, vigilância, utilização e preservação do livro escolar.

O projecto via ainda garantir a utilização do livro escolar como instrumento do processo de realização ampliação e aprofundamento da estrutura cognitiva do aluno, incluindo a dimensão educativa, instrutiva e desenvolvimentista da pessoa humana.

Essa iniciativa vai contribuir para melhoria da qualidade da educação, através dos critérios objectivos de selecção do melhor livro dentre os concorrentes, bem como promover o hábito de leitura, respeito pelo livro e a sua reutilização.

A Política do Livro Escolar vai abranger os manuais de todas as modalidades e dos subsistemas de educação Pré-escolar, Ensino Geral, Formação de Professores, Técnico-Profissionais e Educação de Adultos, que serão de utilização obrigatória nas instituições de ensino públicas, particulares e comparticipa.

No acto de abertura do encontro de auscultação, o director provincial do Gabinete da Educação no Namibe, Valério Arcanjo, salientou que o Ministério da Educação pretende promover  a criatividade dos alunos na leitura e para tal há toda necessidade do apoio incondicional dos professores, pais e encarregados de educação para que o mesmo tenha êxito.

Na ocasião, o director geral do Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento da Educação, Manuel Afonso, disse que o fundamental neste encontro é auscultar os parceiros do sector da educação e juntos encontrar contribuições que poderão ajudar a melhorar este instrumento tão importante na educação, o gosto pela leitura.

“Este encontro visa somente recolher contribuições que poderão enriquecer o nosso documento e para que ele tenha uma boa apresentação e ajudar na melhoria da qualidade do sistema educativo no país através dos critérios de selecção do melhor livro dentre os concorrentes”, acrescentou.

Participam neste encontro directores das escolas do I e II ciclo secundário e convidados.

 

Assuntos Província » Namibe  

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