Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

12 Setembro de 2018 | 08h28 - Actualizado em 12 Setembro de 2018 | 08h28

Prémio "Estrela DSVT Eutelsat" chega ao Huambo

Huambo - Os alunos do ensino geral na província do Huambo, com idade entre os 14 aos 19 anos, podem candidatar-se até 12 de Outubro próximo, na 8ª edição dos Prémios Estrela DSTV Eutelsat, apresentado hoje, no planalto central, pela promotora Multichoice.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Na ocasião, a directora de Comunicação Institucional e Imprensa da Multichoice Angola, Estefânia Sousa, informou que as candidaturas devem ser apresentadas mediante a uma redacção criativa ou de um cartaz, com abordagem sobre das áreas nas quais acredita que o plano potencial dos satélites ainda não foi alcançado ou optimizado.

Disse que a iniciativa visa, entre outros, estimular os adolescentes e jovens a pensarem de forma inovadora sobre como utilizar as tecnologias por satélite, além de incentivar ao gosto pela ciência.

Os vencedores nacionais recebem prémios como descodificadores da DSTV, com subscrição anual, computadores portáteis computador portátil, telemóveis celulares e apuram-se para competir nos concursos continentais.

Neste sentido, Estefânia Sousa referiu que o vencedor global da melhor redacção será agraciado com uma viagem, na companhia de outra pessoa, para visitar a sede do Eutelsat em Paris (França) e assistir ao vivo ao lançamento de satélite, enquanto o vencedor na categoria de cartaz, além de visitar as instalações em causa, também, com companhia de um familiar, merecerá de uma visita guiada a uma fábrica de construção de satélites.

Os segundos classificados, de acordo com a fonte, têm direito a uma viagem à África do Sul como convidados da Multichoice África, sendo que as escolas participantes dos primeiros classificados a nível nacional e continental recebem um Kit da DSTV, com subscrição anual.

Para participar no concurso, que conta com parceiros institucionais dos ministérios da Educação, do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, assim como a Rede de Mediatecas de Angola, os alunos devem recolher os formulários de inscrição e os termos de participação nas suas escolas, na loja da Multichoice ou ainda podem aceder ao site www.dstvstarawards.

Por sua, vez o director do Gabinete local da Educação, Manuel Sampaio do Amaral, sublinhou que o concurso afigura-se como um movimento intelectual, por  incentivar à pesquisa e investigação científica.

Leia também
  • 11/09/2018 07:37:42

    Docente lança projecto para incentivar alunos na Lunda Sul

    Saurimo - Um projecto denominado "Eu sou vencedor e você", que visa consciencializar os alunos sobre a necessidade de manterem o foco nos estudos, será lançado este mês em Saurimo (Lunda Sul), informou segunda-feira o docente universitário e mentor, Zangue dos Santos.

  • 10/09/2018 22:41:24

    Educação assume dívida aos titulares de cargos de direcção e chefia

    Huambo - O sector da Educação na província do Huambo deve, desde 2015, 143 milhões de kwanzas a 47 titulares de cargos de direcção e chefia empossados em diversas escolas do ensino geral.

  • 10/09/2018 22:35:53

    Crianças estudam em escolas sem cobertura na Namba

    Londuimbali - Duzentas crianças do ensino primário na aldeia Namba, no município do Londuimbali, a 134 quilómetros da cidade do Huambo, estão a estudar em quatro escolas sem cobertura, construídas pelos aldeões.