Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

11 Setembro de 2018 | 14h38 - Actualizado em 13 Setembro de 2018 | 08h51

Projecto Meu Kamba em 12 províncias do país

Luanda - O projecto Meu Kamba de computadores nacionais em escolas públicas, com quatro anos de existência, abrangeu 12 das 18 províncias do país, em benefícios de 28.392 alunos, informou o PCA da Angola Business System, Francisco Pedro.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Francisco Xavier Pedro, Pca da Angola Business System

Foto: Gaspar dos Santos

No total foram distribuídos sete mil e noventa e oito computadores.

Em que cada sala piloto contam com 42 computadores, sendo dois do professor, routeres que permite a comunicação via Wifi por computadores.

Ao falar à Angop a propósito da implementação do projecto, Francisco Pedro acrescentou que estão em 92 escolas do ensino de base das províncias do Zaíre, Bengo, Uíge, Luanda, Cuanza Sul, Huambo, Namibe, Benguela,Bié, Huíla, Lunda Sul, Cuando Cubango.

A fonte informou que no total estão equipadas 169 salas e capacitaram 475 professores.

Os computadores, disse, são de uma marca angolana, produzidos num processo de terciarização, porém  desenhados, concebidos  e com inserção dos aplicativos de aprendizagem, manuais,  para resolução de exercícios de matemática e língua portuguesa, ciências da natureza, por técnico nacionais.

Francisco Pedro explicou que o projecto é essencialmente de inteligência na sala de aulas.

Durante as aulas o professor consegue em tempo real a partir do seu computador verificar o progresso do aluno.

Por outro lado serve para interagirem com exercícios com o envio de questionário para aulas práticas.

“Esse projecto nasce na perspectiva de facilitar o uso da tecnologia, por ser um mundo  que exclui uma parte das pessoas sem possibilidades económicas, tornando possível o uso da tecnologia aos lugares mas recônditos”, frisou.

Entre os próximos passos do grupo consta das prioridades a expansão do projecto as restantes seis províncias.

Existente desde 2014, o projecto meu Kamba é um projecto promovido pelo Executivo angolano que está a ser implementado pela Companhia Nacional de Computadores e sistema de Informação.

Conta já no seu repertório com dois prémios internacionais respectivamente Estrela de qualidade de Genebra, e um de Qualidade de Frankfurt.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 05/11/2018 13:40:26

    MESCTI reitera aposta na qualidade

    Luanda - A melhoria da rede de Instituições de Ensino Superior (IES), o aumento de cursos e de graduados, bem como a qualidade do ensino ministrado, com o reforço da qualidade de mestres e doutores, foi hoje, segunda-feira, realçada como uma das apostas do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI).

  • 01/11/2018 08:39:31

    Relação família e escola factor de desenvolvimento integral da criança

    Luanda - O académico Álvaro da Costa apontou quarta-feira, em Luanda, a relação família e escola como factor de desenvolvimento integral da criança, por ser uma prática constante e adequada que facilita a aprendizagem dos alunos.

  • 01/11/2018 08:30:06

    Académica considera produção científica imprescindível ao crescimento social

    Luanda - A directora geral do Instituto Superior Politécnico Atlântida (ISPA ), Albertina Zacarias, defendeu quarta-feira, em Luanda, o incentivo à produção científica por ser um factor imprescindível para o crescimento sustentável de qualquer sociedade.

  • 29/10/2018 15:06:42

    Ensino Especial com olhos na igualdade de direitos

    Luanda - O Ministério da Educação (MED) promove, a partir de 2019, um conjunto de formação de professores apropriadas para o reforço do ensino especial orientando a inclusão escolar, de forma a viabilizar a sua aplicabilidade.