Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

28 Setembro de 2018 | 08h11 - Actualizado em 28 Setembro de 2018 | 11h08

Estudantes da Escola Superior Politécnica do Cuanza Norte com estágios na EKA

Dondo - Um protocolo de cooperação, que vai permitir os estudantes da Escola Superior Politécnica do Cuanza Norte estagiarem na empresa de cervejas EKA, foi assinado quinta-feira, no Dondo, município de Cambambe, entre a unidade fabril e a instituição académica.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Linha de enchimentode Cerveja da Fabrica Eka do Dondo

Foto: Lino Guimarães

O acordo, assinado pelo director fabril da empresa, Marc Mayer e o decano da instituição de ensino superior, Pedro Vita, visa permitir a realização de estágios curriculares dos estudantes do curso de eletrotécnica da instituição na unidade fabril.

O acordo, cuja implementação é imediata, tem por finalidade a integração dos estudantes no quadro de pessoal técnico da empresa, durante a fase de formação, com vista a conciliar a teoria à prática.

De acordo com Marc Mayer, o acordo, para além de optimizar a integração da mão-de-obra local no sector empresarial, vai também contribuir para a redução da importação de técnicos, sendo este um dos principais objectivos do envolvimento da EKA no domínio da formação, essencialmente de jovens.

Tal processo, que circunscreve na integração gradual no sistema fabril de cinco estudantes para um período de estágio de até seis meses, vai permitir aos beneficiários ter contacto com a nova tecnologia instalada na unidade fabril.

Acrescentou que uma das grandes apostas do grupo é a edificação de indústrias com tecnologia de ponta, como a automatização dos circuitos, em substituição da actividade manual.

"Já temos recebido alunos interessados em obter conhecimentos, desde o processo de fabricação, logística e gestão da empresa, mas nunca foi objecto de um protocolo formal, sendo este o primeiro passo para uma formação contínua", expressou.

Por sua vez o decano da Escola Superior Politécnica do Cuanza Norte, Pedro Vita, realçou a aposta do governo francês na formação de jovens nos domínios pedagógico e científico, bem como no apetrechamento das unidades de ensino e posterior absorção da mão-de-obra, um feito que em muito irá contribuir para o combate ao desemprego.

Salientou que o referido acordo apresenta vantagens recíprocas, pelo facto de, no futuro, o grupo Castel poder obter técnicos locais, de tal forma que irão servir a instituição, sobretudo no asseguramento de determinados projecto comunitários.

"Tratando-se de uma iniciativa, naturalmente não será possível integrar todos os formandos de uma só vez, mas a proposta apresentada pela direcção da empresa atende a necessidade que a escola tem", sublinhou.

A Escola Superior Politécnica do Cuanza Norte é uma unidade orgânica da Universidade Kimpa vita afecta à VII região académica, com sede na província do Uíge, que inseriu na sua grelha curricular, no presente ano académica, o curso de eletrotécnica, integrado por 36 estudantes.

Leia também
  • 08/11/2018 17:08:38

    Academia regula estratégias de intervenção de sectores produtivos

    Luena - As reflexões e resultados produzidos pelas actividades académicas promovidas pelos estabelecimentos de ensino superior no Moxico podem contribuir na regulação das estratégias de intervenção nos diversos sectores produtivos e institucionais da vida social dos habitantes locais, o director geral do Instituto Superior Politécnico Privado Walinga (ISPPW) do Moxico, Albano Freitas Sapalo.

  • 08/11/2018 17:02:19

    Huíla acolhe 1º Congresso Internacional de Educação Primária

    Lubango - A província da Huíla acolhe de 21 a 23 de Novembro do ano em curso, na cidade do Lubango, o 1º Congresso Internacional de Educação Primaria sob o signo Repensar a Escola Primaria: Desafio da Globalização, numa iniciativa do Instituto Superior Politécnico Independente (ISPI).

  • 08/11/2018 12:20:40

    Finalistas do Liceu do Tuku expõem produtos diversos

    Mbanza Kongo - Uma exposição de produtos diversos feitos de material reciclado como papelão, latas, bordão e cartolina por 127 finalistas do Liceu do Tuku, município de Mbanza Kongo, província do Zaire, está desde terça-feira, patente nesta instituição do II ciclo de ensino secundário.

  • 04/11/2018 08:19:19

    Cuanza Norte: Insuficiência de docentes pode condiciona entrada de novos estudantes

    Ndalatando - O reduzido número de docentes na Escola Superior Politécnica do Cuanza Norte pode condicionar a entrada de novos estudantes na instituição, no ano lectivo de 2019.