Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

15 Janeiro de 2019 | 15h21 - Actualizado em 15 Janeiro de 2019 | 15h21

ISTAM sem vagas para novos estudantes

Malanje- O Instituto Superior de Tecnologia Agro-alimentar de Malanje (ISTAM) não admitirá, no presente ano académico, novos estudantes, devido a escassez de salas de aula e de docentes.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A instituição, que funciona há quatro anos em instalações provisórias anexas ao Colégio Amílcar Cabral, conta apenas com duas salas em cada período, nas quais frequentam 163 estudantes.

O director-adjunto para a área académica, Ornelas Sawambo, disse serem necessários 40 docentes, uma vez que dispõe de apenas 20 professores, 15 efectivos e 5 colaboradores.

Falando durante uma visita à instituição do vice-governador de Malanje para o sector Político, Social e Económico, Domingos Eduardo, o responsável apontou ainda a falta de laboratórios, factor que  condiciona as aulas práticas.

A solução, acrescentou, tem sido recorrer a instituições de ensino superior e empresas ligadas ao ramo agro-alimentar das províncias do Huambo e Luanda, para ajustar o perfil de saída dos estudantes.

Quanto as novas instalações financiadas pelo governo Francês e concluídas em 2017, Ornelas Sawambo recordou que carecem de apetrechamento das 10 salas de aula, 8 laboratórios e os escritórios, asfaltagem da principal via de acesso, tarefas que estão a ser executadas parcialmente pelo governo angolano.

Reforçou a necessidade de se acelerar os trabalhos de apetrechamento da infra-estrutura, que tem capacidade para 350 estudantes, de modo a aumentar a oferta educativa nesta área de ensino.

O ISTAM lança este ano os 36 primeiros licenciados.

Leia também