Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

24 Janeiro de 2019 | 14h55 - Actualizado em 31 Janeiro de 2019 | 11h37

Icolo e Bengo com mais de 100 novos professores

Luanda - Cento e 47 novos professores foram admitidos no Concurso Público da Educação, em 2018, no município de Icolo e Bengo, ficando por preencher 139 vagas, disse o director municipal da educação, Afonso Nkuansambo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Afonso Nkuansambo, Director Municipal da Educação de Icolo e Bengo

Foto: Cortesia de Albino António

Em declarações à Angop hoje, quinta-feira, o responsável adiantou que o município de Icolo e Bengo dispunha de 286 vagas por preencher no ensino primário, Iº e IIº ciclo, mas apenas 147 foram admitidos.

Afonso Nkuansambo afirmou que, para além das reprovações nos testes de admissão, muitos concorrentes foram afastados devido ao uso de documentos falsos e por não possuírem agregação pedagógica nos seus cursos.

O Director municipal da educação frisou que para 2019, o sector prevê matricular na iniciação mil 855 crianças, dois mil 620 alunos na 7ªclasse e mil 80 para a décima classe.

O responsável afirmou que o sector da educação, em Icolo e Bengo, necessita de quatro para o ensino primário, uma para formação de professores, outra para agronomia, um instituto politécnico e quatro para o Iº ciclo.

Ressaltou o facto de o sector possuir convénio educacional com a Igreja Católica, que tem quatro escolas primárias e uma do Iº ciclo e o acordo com a Igreja Metodista que também tem uma do ensino de base, que tem sido uma mais-valia.

O município de Icolo e Bengo conta neste ano lectivo com 586 professores, sendo 264 do ensino primário, 232 para o Iº ciclo e 90 para o IIº, distribuídos por 67 escolas, das quais 53 primárias, 13 complexos (ensino primário e Iº ciclo) e duas escolas do  IIº ciclo.

O município de Icolo e Bengo que dista a 60 quilómetros a leste da cidade de Luanda, tem uma população estimada em 81 mil 444 habitantes e a sua maioria dedica-se a actividade agrícola e piscatória.

Com uma extensão territorial de 3.309.7 quilómetros quadrados, encontra-se dividido pelos distritos de Catete e Bela Vista e pelas comunas de Cabiri, Bom Jesus, Quiminha, Cassoneca e Caculo Cahango.

Assuntos Ensino   Província » Luanda  

Leia também