Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

23 Janeiro de 2019 | 10h18 - Actualizado em 23 Janeiro de 2019 | 10h49

Matriculados 345 mil alunos no Moxico

Luena - O sector da educação no Moxico matriculou este ano 345 mil alunos da iniciação a 13ª classe, anunciou na terça-feira, na cidade do Luena, o seu responsável, Raimundo Ricardo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Para o presente ano lectivo, o Gabinete Provincial da Educação conta com  mais de mil salas de aula e cinco mil 941 professores para garantir o sucesso no processo de ensino e aprendizagem.

Ao falar à imprensa no termo da 1ª sessão ordinária do governo provincial, realizada terça-feira no Luena, explicou que para dar resposta a actual explosão de crianças em idade escolar, enquanto se aguarda pela conclusão das obras de novas escolas, o sector vai implementar aulas no período nocturno.

Para tal, referiu que o sector vai adaptar as salas afectas às igrejas e unidades militares, com vista a enquadrar um número considerável de jovens e adultos interessados a estudar nesse período.

O responsável anunciou que a província vai contar com 30 novas escolas até final deste ano, cujas obras estão em curso, para absorver mais de 20 mil crianças que ficaram fora do sistema de ensino no ano lectivo transacto.

Os participantes no encontro, orientado pelo governador provincial, Gonçalves Muandumba, aprovaram o plano de actividades do ano em curso, bem como tomaram conhecimento da proposta do Plano de Desenvolvimento Sanitário da província.

O protocolo e as modalidades para obtenção de crédito BPC Salário, os planos directores municipais e execução de aterros sanitários nos municípios do Moxico (sede) e do Luau, foram entre outros assuntos abordados na reunião.

A 1ª sessão ordinária do governo do Moxico recomendou a comissão criada para averiguar as condições técnicas que visam a inauguração do Instituto Médio Agrário do Luau, devendo apresentar um relatório final sobre os trabalhos realizados e as respectivas perspectivas.

Leia também
  • 05/02/2019 17:09:10

    Governo da Lunda Sul prioriza conclusão de escolas e unidades sanitárias

    Saurimo - O governo da Lunda Sul priorizar a conclusão, no primeiro trimestre deste ano, das obras de infra-estruturas escolares e sanitárias, com vista a reduzir a superlotação nas salas de aula e desafogar os hospitais.

  • 05/02/2019 12:12:29

    Mil e 500 alunos de Quipungo em novas salas de aula

    Quipungo - Mil e 500 alunos começaram, nesta terça-feira, a estudar em condições mais cômodas, no município de Quipungo, com a inauguração, na segunda-feira, de 15 novas salas de aula.

  • 01/02/2019 16:54:24

    Magistério primário introduz curso de ensino pré-escolar

    Mbanza Kongo - A escola de magistério primário "Daniel Mvemba", no município de Mbanza Kongo, província do Zaire, vai neste ano lectivo contar, no seu plano curricular, com o curso de ensino pré-escolar, informou hoje, sexta-feira, o seu director, Mbalu Lukaya.

  • 01/02/2019 15:28:28

    Mediateca abre curso tecnológico para professores

    Huambo - Um curso tecnológico para professores começa a ser ministrado este mês na Mediateca da província do Huambo, com propósito de promover a literacia tecnológica dos educadores.