Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

30 Janeiro de 2019 | 23h20 - Actualizado em 30 Janeiro de 2019 | 23h29

Comunidade de Caluco ganha escola do ensino primário

Cuito - Uma escola do ensino primeiro, com seis salas de aulas, para mais de 600 alunos, em dois turnos, foi inaugurada nesta quarta-feira, no bairro Caluco, arredores da cidade do Cuito, província do Bié.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A infra-estrutura completamente apetrechada comporta ainda gabinetes do director e seu adjunto, lavabos, sala para professores e outro compartimento de apoio a instituição.

Com uma população de 424 mil 169 habitantes, o sector da educação controla quatro mil e 80 professores que labutam em 215 estabelecimentos escolares. No ano lectivo 2018, estudaram 109 mil 333 alunos da iniciação a 13ª classe.

De denominada 77 foi inaugurada pelo vice-governador da província do Bié para o sector político e social, Carlos Ulombe da Silva, no acto que serviu de igualmente de abertura no ano lectivo 2019, ao nível do município do Cuito.

A escola foi erguida pela organização não governamental Norte Americana RISE, com um financiamento da fundação ExxonMobil, com a comparticipação da administração do Cuito, sem, no entanto, se revelar o montante financeiro empregue.

Numa  mensagem os alunos solicitaram das entidades governamentais locais a construção de mais escolas, para  melhorar as condições de trabalho dos docentes e de aprendizagem dos petizes.

Por seu turno, o administrador municipal do Cuito, Avis Agostinho Vieira, sublinhou que a escola vai permitir que os alunos deixem de estudar em locais inapropriados.

Através do Programa do Investimento Público, a administração municipal do Cuito, em parceria com a RISE, continuará a construir  escolas.

A RISE anunciou que vai, este ano, investir, em todo país, dois milhões de dólares norte-americanos na construção de 25 escolas nas 18 províncias para absolver, a partir de 2020, 24 mil novos alunos fora sistema do sistema de ensino.

Desde 2005, a organização já construiu 21 escolas, bibliotecas em instituições de ensino, cinco unidades sanitárias e igual número de furos de água na província do Bié.

Assuntos Escolas   Província » Bié  

Leia também
  • 05/02/2019 14:54:48

    Novos professores em seminário de refrescamento no Bié

    Cuito - Duzentos novos professores admitidos na função pública, em 2018, no município do Cuito, capital da província do Bié, participam desde hoje, terça-feira, em seminário de refrescamento.

  • 02/02/2019 19:33:21

    Soyo ganha escola primária com 15 salas de aulas

    Soyo - Uma escola primária, com 15 salas de aulas foi inaugurada sexta-feira no bairro Bundila, periferia da cidade do Soyo, pelo governador da província do Zaire, Pedro Makita Armando Júlia.

  • 01/02/2019 16:26:57

    Ampliada escola do projecto Criança Futuro no Cuito

    Cuito - A escola primária do projecto "Criança Futuro" foi ampliada para sete novas salas de aula, contra as três erguidas em 2004, um gesto da administração municipal do Cuito.

  • 01/02/2019 03:00:10

    Bié: Gabinete provincial da educação necessita mais 60 novas escolas

    Cuito - O gabinete provincial da educação no Bié, necessita de sessenta e seis novas escolas com doze salas de aulas cada, para diminuir o número de crianças que se encontram fora do sistema de ensino escolar e melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem.