Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

07 Fevereiro de 2019 | 05h13 - Actualizado em 07 Fevereiro de 2019 | 01h26

Aldeia de Canguenhe ganha escola do ensino primário

Dondo - A aldeia de Canguenhe, no município de Cambambe, província do Cuanza Norte, conta desde quarta-feira com a sua primeira escola do ensino primário, com quatro salas de aulas, capaz de albergar 250 alunos em dois turnos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O administrador do município de Cambambe, Adão Malungo, que presidiu a cerimónia de inauguração da escola reiterou a aposta das autoridades locais na construção de mais estabelecimentos de ensino, no sentido de acompanhar o ritmo do crescimento populacional.

Disse que a materialização do programa de construção de escolas será feita de forma gradual, face às limitações financeiras do Governo Provincial do Cuanza Norte.

Na ocasião, os alunos expressaram, através de uma mensagem, a sua gratidão pela construção do empreendimento que vai lhes proporcionar melhores condições de estudo, visto que antes assistiam aulas em lugares improvisados cedidos pela Igreja Católica.

As crianças solicitaram à Administração Municipal de Cambambe a construção de residência para os técnicos da Educação, aumento do número de professores para reforçar os três actuais, que dão aulas a 250 alunos do ensino primário, matriculados no presente ano lectivo na circunscrição.

A infra-estrutura, cujo valor da construção não foi revelado, foi erguido num período de três meses, com financiamento do Governo da Província do Cuanza Norte.

Inaugurada no âmbito do 4 de Fevereiro, Dia do Início da Luta Armada de Libertação Nacional, a escola comporta ainda gabinetes para o director e seu adjunto, sala de professores, casas de banho, entre outros compartimentos.

Adstrita à comuna de Massangano, a aldeia de Canguenhe, com três mil e 280 habitantes, situa-se na margem direita do rio Lucala, e dista a 32 quilómetros da cidade do Dondo, sede do município de Cambambe.

Leia também