Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

07 Fevereiro de 2019 | 15h44 - Actualizado em 07 Fevereiro de 2019 | 15h45

Candidatos a FCA reprovam todos no exame de admissão

Huambo - Os 260 candidatos ao preenchimento de vagas na Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) da Universidade José Eduardo dos Santos, na província do Huambo, reprovaram todos, por não atingirem o valor mínimo exigido (10)

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Desta feita, os mesmos serão submetidos a uma nova prova, marcada para o dia 15, para que possam ser seleccionados os 60 estudantes no 1º ano de engenharia agronómica e os 30 de engenharia florestal.

Da primeira prova, realizada a 30 de Janeiro, cuja pauta foi publicada na quarta-feira, somente cinco candidatos tiveram notas entre os 8 a 8.9 valores, enquanto sete obtiveram entre 7.1 a 7.95, sendo que os demais ficaram abaixo destas notas, ainda assim inferiores ao mínimo exigido.

Os 260 candidatos foram avaliados nas disciplinas de Biologia, Química, Matemática e Física, para se encontrar a média, resultante do somatório e divisão das quatro notas, porém os resultados revelaram-se muito aquém.

Por exemplo, na disciplina de Biologia a nota mais alta foi 4.6 valores, enquanto em Química a nota elevada foi 2.9. Para Matemática a maior nota foi 2.5 enquanto em Física foi 2.25. O novo regulamento de ingresso ao Ensino Superior, que começou a vigorar este ano no país, estabelece, no seu artigo 17, a nota mínima de 10 valores.

Tal decreto executivo foi aprovado em Conselho de Ministros, no passado dia 5 de Dezembro de 2018, visando uniformizar as candidaturas e admissões às universidades públicas, privadas ou público-privadas, bem como imprimir maior rigor na selecção dos candidatos, no âmbito da melhoria da qualidade.

Já na Faculdade de Medicina Veterinária, que também publicou os resultados das provas de admissão, nove candidatos conseguiram vagas, obtendo notas entre os 10 aos 13 valores, no curso de Medicina Veterinária, com 50 vagas, enquanto para o curso de Aquicultura, também com 50 vagas, quatro candidatos obtiveram valores positivos, entre 10 a 11.

Concorreram, naquela instituição, 257 candidatos, sendo 202 em Medicina Veterinária e 52 em Aquicultura. A segunda prova acontece no dia 14.

A Universidade José Eduardo dos Santos possui, na província do Huambo, o Instituto Superior Politécnico, as Faculdades de Economia Direito, Medicina Humana, Medicina Veterinária e Ciências Agrárias. Além destas, possui escolas superiores politécnicas nas províncias do Bié e Moxico.

Leia também
  • 07/02/2019 13:02:32

    Índia disponibiliza 30 bolsas de graduação e pós-graduação

    Luanda - Trinta cidadãos nacionais com idades compreendidas entre os 18 e 30 anos poderão beneficiar de cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia e Ciências Médicas, na Índia, no ano lectivo 2019/2020.

  • 07/02/2019 05:13:10

    Aldeia de Canguenhe ganha escola do ensino primário

    Dondo - A aldeia de Canguenhe, no município de Cambambe, província do Cuanza Norte, conta desde quarta-feira com a sua primeira escola do ensino primário, com quatro salas de aulas, capaz de albergar 250 alunos em dois turnos.

  • 07/02/2019 00:27:19

    Actividades científicas devem responder os desafios de desenvolvimento do país

    Huambo - As actividades científicas realizadas pelas instituições de ensino universitário do país devem, necessariamente, responder os desafios de desenvolvimento nacional, recomendou, quarta-feira, na província do Huambo, o secretário de estado para a ciência, tecnologia e Inovação, Domingos da Silva Neto.