Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

05 Fevereiro de 2019 | 15h49 - Actualizado em 05 Fevereiro de 2019 | 15h48

Encarregados comparticipam no salário dos protectores escolares

Moçâmedes - Pais e encarregados de educação, directores e coordenadores escolares vão comparticipar, a partir deste ano lectivo, no pagamento do salário dos protectores escolares (guardas) e auxiliares de limpeza, na província do Namibe.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Trata-se de 100 protectores e igual número de auxiliares de limpeza de 50 escolas do I e II ciclo do ensino secundário, que auferem 11 mil kwanzas mês, com a perspectiva de se aumentar para os 15 mil kz mês.

O valor sairá da comparticipação dos pais e encarregados de educação, que no acto da matrícula lhes é cobrado entre 500 kwanzas a três mil e 500 kwanzas, dependendo do nível de ensino e o número de alunos matriculados na instituição, ou seja, o número de salas de aula.

Pretende-se, com esta medida incentivar o pessoal que diariamente mantêm as escolas limpas, conservadas e protegidas do vandalismo e outras praticas criminais.

A intenção foi manifestada nesta terça-feira durante o encontro orientado pelo governador da província do Namibe, Carlos da Rocha Cruz, com a Comissão Provincial de Pais e Encarregados de Educação e o Gabinete Provincial da Educação, Ciência e Tecnologia.

Este valor já é aplicado na Escola Emílio Ngongo  e na missionaria Dom Dionísio Hisilenapo, como resultado do concenso entre a Comissão de Pais e Encarregado de Educação e os utentes das referidas instituições de ensino.

Em declarações à Angop, o director do Gabinete Provincial da Educação, Ciência e Tecnologia do Namibe, Valério Arcanjo, salientou que o encontro, de iniciativa do governador Carlos da Rocha Cruz, serviu  ainda para uma maior aproximação entre a Comissão Provincial de Pais e Encarregados de Educação e o governo da província.

“A comissão criada em todas as escolas tem um papel fundamental na gestão escolar, pois tem dado um exemplo verdadeiro na higiene, conservação e protecção das instituições de ensino, fruto do trabalho dos protectores e das auxiliares de limpeza”, disse o responsável.

O secretário  da Comissão Provincial de Pais e Encarregados de Educação, Evaristo Vihonga, disse que se pretende ajudar a ajustar os salários destes funcionários que há mais de cinco anos ganham 11 mil kwanzas.

“ Estes trabalhadores eventuais têm contribuído muito para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, mas o que ganham  não é suficiente para o sustento familiar“, acrescentou.

Assuntos Província » Namibe  

Leia também
  • 05/02/2019 15:17:52

    Curso de Administração Local e Autarquias começa com 35 alunos

    Moçâmedes- Trinta e cinco estudantes estão matriculados no primeiro ano do curso de Administração Local e Autarquias no Instituto Médio de Administração e Gestão do Namibe, anunciou, nesta terça-feira, o director da instituição, Alfredo Capitango de Lúcio.

  • 11/01/2019 14:42:45

    Instituto de Saúde no Namibe com 120 vagas para dois cursos

    Moçâmedes - Cento e vinte vagas estão disponíveis para os estudantes da 10ª classe, no Instituto Politécnico de Saúde, nos cursos de nutrição e estomatologia no município de Moçâmedes, província do Namibe.

  • 10/01/2019 15:40:57

    Academia de Pescas do Namibe com 320 vagas para 2019

    Moçâmedes - Trezentos e e vinte vagas estão disponíveis na Academia de Pesca e Ciências do Mar do Namibe para ano académico 2019, anunciou, nesta quinta-feira, a coordenadora da Comissão de Gestão da instituição, Carmem dos Santos.