Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

05 Fevereiro de 2019 | 17h09 - Actualizado em 05 Fevereiro de 2019 | 17h16

Governo da Lunda Sul prioriza conclusão de escolas e unidades sanitárias

Saurimo - O governo da Lunda Sul priorizar a conclusão, no primeiro trimestre deste ano, das obras de infra-estruturas escolares e sanitárias, com vista a reduzir a superlotação nas salas de aula e desafogar os hospitais.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em construção estão 117 salas de aula, num total de nove escolas, no bairros Luar, Txizainga, Sassamba, Camahundju, Manalto e Santo-antónio (Saurimo), na localidade do Biula (Dala) e na comuna do Muriege (Muconda), para atender mais de 10 mil alunos nos diversos subsistema de ensino.

As escolas são de sete, 10, 12, 14 e 24 salas de aula e a sua edificação está enquadrada no Programa de Investimentos Públicos (PIP) e de financiamento dos “eurobonds”.

A informação foi avançada nesta terça-feira, em Saurimo, pelo director do Gabinete Provincial de Infra-estruturas e Serviços Técnicos, Cláudio Pemessa, durante uma conferência de imprensa promovida pelo governo em resposta às inquietações dos municípes sobre as obras de impacto social em curso na região e razões da paralisação de algumas empreitadas.

Ainda no presente ano económico, informou o responsável, o governo vai igualmente priorizar a construção dos Institutos Médios Politécnicos de Cacolo e de Saúde, na cidade de Saurimo.
 
Neste ano lectivos foram matriculados 185 mil e 767 alunos, dos quais 134 mil e 741 no ensino primário, 31 mil no I ciclo e 19 mil no II ciclo.

Para o processo de ensino e aprendizagem estão ao dispor mil e 596 salas de aula nos quatro municípios (Cacolo, Dala, Muconda e Saurimo), asseguradas por quatro mil e cinco professores.

Fazem parte dos projectos que deverão estar concluídos e entrar em funcionamento, uma oficina para os antigos combatentes, no bairro Luar, três quadras polidesportivas que inclui um ginásio e uma pista de atletismo, em Saurimo, o centro de acolhimento familiar e de menores em conflito com a lei e da casa da cultura.

 

Leia também
  • 05/02/2019 12:12:29

    Mil e 500 alunos de Quipungo em novas salas de aula

    Quipungo - Mil e 500 alunos começaram, nesta terça-feira, a estudar em condições mais cômodas, no município de Quipungo, com a inauguração, na segunda-feira, de 15 novas salas de aula.

  • 04/02/2019 16:52:30

    Alunos de Cambongo deixam de estudar em condições precárias

    Muconda - Os alunos da localidade de Cambongo, comuna do Cassai Sul, municipio do Muconda (Lunda Sul), deixam a partir de hoje, segunda-feira, de estudar em condições precárias (ao relento) com a entrada em funcionamento de uma escola primária com três salas de aula, inaugurada pelo governador Daniel Neto.

  • 01/02/2019 16:54:24

    Magistério primário introduz curso de ensino pré-escolar

    Mbanza Kongo - A escola de magistério primário "Daniel Mvemba", no município de Mbanza Kongo, província do Zaire, vai neste ano lectivo contar, no seu plano curricular, com o curso de ensino pré-escolar, informou hoje, sexta-feira, o seu director, Mbalu Lukaya.