Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

05 Fevereiro de 2019 | 21h28 - Actualizado em 05 Fevereiro de 2019 | 21h28

Sector da Educação no Uíge terá 65 novas escolas em 2019

Uíge - No âmbito da expansão da rede escolar no Uíge, o sector da Educação vai contar, no ano de 2019, com a construção de 873 salas de aulas, num universo de 65 novas escolas do ensino de base a serem erguidas pelo executivo local, anunciou hoje (terça-feira) à Angop, nesta cidade, uma fonte oficial.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Das referidas escolas, entre as quais algumas do I e II Ciclo e do ensino médio, a serem construídas nos 16 municípios da província, 21 delas terão 24 salas de aula, esperando ser beneficiados sobretudo as localidades com maior carência, como Kangola, Milunga, Bembe, Buengas, Quitexe, Songo, Bungo, Quimbele, entre outras comunidades.

A informação foi prestada pelo director Provincial da Educação, Manuel Zangala, contactado pela Angop a propósito do início das aulas neste ano lectivo de 2019, que conta com o ingresso de mais de vinte mil novos alunos nos vários subsistemas de ensino, de um total de 532 mil 820 matriculados pelo sector na região.

A propósito do início das aulas, o professor confirmou o seu arranque nos 16 municípios do Uíge, apesar de lamentar o caso de neste primeiro dia ainda haver encarregados de educação a procura de nomes dos seus educandos nas escolas.

Ainda assim, Manuel Zangala acredita na normalidade do processo nos próximos dias, atendendo que certas instituições estão ainda a ajustar alguns aspectos didactico-pedagógicos para a retoma efectiva das aulas, embora em algumas escolas da capital os professores deram hoje revisões de conteúdos anteriores.

Entretanto, deu a conhecer o director, além da extensão da rede escolar de base, o programa para o sector em 2019 prevê também a construção de 20 novas salas na Universidade Kimpa Vita, afecta a VII Região Académica, para o reforço do acesso ao ensino superior público.

Para o presente ano lectivo, a Universidade Kimpa Vita tem disponível no seu pólo do Uíge - Escola Superior Politécnica (520), Faculdade de Direito (140) e Economia (240) – 900 vagas, enquanto que o Instituto Superior Politécnico Privado do Uíge (ISPPU) tem quatro mil para os 17 cursos das áreas das Ciências Sociais e Humanas, Saúde e Engenharias e Tecnologias.

Em 2018, o sector da Educação na província absorveu 512.173 alunos, distribuídos em 1.266 escolas, 116.521 crianças beneficiaram da merenda escolar, em 540 instituições de ensino, tendo sido alfabetizados 32.414 cidadãos nos diversos municípios.

Foram ainda reabilitadas no ano transacto 10 escolas e erguidas 53 novas salas de aulas, em 16 escolas, o que permitirá aumentar o número de novos alunos no presente ano lectivo de 2019.

Leia também