Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

12 Fevereiro de 2019 | 14h08 - Actualizado em 12 Fevereiro de 2019 | 14h47

Investimento assegura desenvolvimento do aluno

Luanda - O investimento na formação de professores, nos mais variados domínios, é fundamental por assegurar o desenvolvimento integral do aluno e o conduzir para o bilinguismo consciente e perfeito, afirmou a ministra da Educação, Maria Cândida Teixeira.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Participantes ao 1º Seminário de Formação de Professores da CPLP

Foto: JOAQUINA BENTO

Maria Cândida Teixeira, Ministra da Educação

Foto: JOAQUINA BENTO

A governante teceu essas afirmações no acto de abertura do seminário de formação de professores da CPLP, no domínio do português língua segunda que decorre sob lema: Bases sólidas, futuro assegurado”.

Estas aspirações, apesar de serem uma realidade em algumas regiões dos estados membros da CPLP, estão a ser debatidas no seminário, com vista a aprimorar os métodos e as metodologias de ensino, para prestação de serviço eficiente, ou ainda a adequação de programas e manuais escolares.

Afirmou que o estudo das línguas é um processo complexo que tem exigido empreender estudos linguísticos, nos mais variados domínios, como é a formação de especialização de professores em estudos contrastivos entre a língua Khun, falada pelos Khoisan, a Língua de Portuguesa e a Língua Nganguela de Angola.

Para ministra ,o estudo dessas línguas, e sua futura abordagem nas escolas, é um alicerce para o exercício permanente da solidificação da democracia e a preservação da paz.

De acordo com as Constituições dos estados democráticos, como é Angola, e tendo em conta o contexto socio-histórico e linguístico deve-se investir também no ensino da Língua Portuguesa como língua segunda.

Assim, urge clarificar os conceitos de Língua Materna e a de língua  segunda, com vista a investir na formação de professores da forma mais acertada, promovendo a igualdade de oportunidades, através da escola, em relação ao ensino-aprendizagem da Língua Oficial dos estados membros, por via do investimento em métodos diferenciados, para públicos diferenciados, como garantia do sucesso escolar dos alunos.

O seminário que decorre até quarta-feira em vários painéis vai abordar temas como “ O papel da cultura local e do intercâmbio cultural no ensino do PLS no ensino primário”, “ O processo de aquisição e desenvolvimento do PLP no ensino primário”, “ Métodos e metodologias para o ensino do PLS no ensino primário”, “Técnicas, instrumentos e critérios de avaliação no processo de ensino aprendizagem do PLS no ensino primário”.

O evento conta com a participação de professores e especialistas da CPLP.

Assuntos Educação  

Leia também
  • 12/02/2019 20:01:26

    Estudantes exigem enquadramento na escola da Vida Pacífica

    Luanda - O Movimento de Estudantes Angolanos (MEA) anunciou, nesta terça-feira, a realização de várias manifestações, em Luanda, para exigir o enquadramento dos candidatos não admitidos na Escola da Vida Pacifica, no Zango Zero, município de Viana.

  • 12/02/2019 15:09:45

    Executivo aposta na melhoria da formação técnico profissional

    Uíge - O coordenador-adjunto da Unidade Técnica de Gestão do Plano Nacional de Formação de Quadros da Presidência da República, Gildo Matias, defendeu, nesta terça-feira, na cidade do Uíge, a necessidade de se melhorar a formação técnico profissional média especializada com competências e quadros adequados ao momento de desenvolvimento sócio - económico do país.

  • 12/02/2019 12:25:09

    Instituto Superior Politécnico regista excesso de notas positivas

    Huambo - Ao contrário da Faculdade de Ciências Agrárias, em que todos os candidatos reprovaram por não conseguirem positivas no exame de acesso, no Instituto Superior Politécnico do Huambo houve quem não foi admitido mesmo tendo obtido nota positiva.