Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

07 Novembro de 2019 | 18h41 - Actualizado em 08 Novembro de 2019 | 08h32

Mais de 800 candidatos disputam 85 vagas na Educação

Ganda - Oitocentos e cinquenta e cinco candidatos apurados vão disputar nos próximos dias as 85 vagas existentes no sector de Educação, no município da Ganda (Benguela).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Pormenor de uma sala de aulas

Foto: Leonardo Castro

De acordo com o director da repartição local da Educação, Afonso Sapalo, 831 concorrem para 77 vagas no ensino primário e cinco no pré-escolar, enquanto 24 disputam três lugares no ensino secundário.

Afonso Sapalo referiu que os apurados serão submetidos a prova de aptidão para acesso a carreira de professor, cujos parâmetros foram já anunciados.

O responsável adiantou ainda que a prioridade recai para as escolas do ensino primário das comunas e preenchimento de alguns lugares no primeiro e segundo ciclo da sede municipal.

Com estes novos professores eleva-se para 2.715 docentes, mas a necessidade actual para a cobertura total da rede escolar do município é de pelo menos mais 600 professores.

Para adequar a nova dinâmica de trabalho do sector, Afonso Sapalo deu a conhecer que  na região reduziu-se o número de escolas de 211 para 105, devido ao encerramento de alguns estabelecimentos cujas aulas eram ministradas debaixo de árvores e noutras condições inadequadas.

Com uma superfície de quatro mil 817 quilómetros quadrados e numa população estimada em 298 mil e 170 habitantes, o município da Ganda, cuja divisão política-administrativa compreende as comunas da Babaera, Ebanga, Casseque e Chikuma, é potencialmente rica na produção agro-pecuária e industrial.

Leia também
  • 06/11/2019 13:54:51

    Falta de laboratórios dificulta aprendizagem no ITA "Joaquim Kapango"

    Benguela - A falta de laboratórios para as aulas práticas de algumas disciplinas está a dificultar o processo de ensino/aprendizagem no Instituto Técnico Agrário nº 1019 "Joaquim Kapango", localizado no bairro das Bimbas, a oito quilómetros da cidade de Benguela, soube-se hoje, quarta-feira.

  • 23/10/2019 20:36:17

    Bornito de Sousa defende maior contributo das universidades

    Benguela - O vice-presidente da República, Bornito de Sousa, defendeu, nesta quarta-feira, a necessidade de as universidades angolanas promoverem conhecimento científico que contribua para a solução de problemas reais, como a seca, a fome, a malária, a pobreza, a agricultura e a economia.

  • 18/10/2019 10:41:52

    Benguelenses esclarecidos sobre novo plano curricular

    Benguela - Directores de escolas, docentes e representantes da sociedade civil, na província de Benguela, foram hoje esclarecidos sobre a proposta de novo plano curricular, que visa melhorar a qualidade do ensino e proporcionar uma aprendizagem diferenciada ao aluno.