Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

15 Novembro de 2019 | 14h17 - Actualizado em 15 Novembro de 2019 | 14h16

Ensino Superior disponibiliza bolsas para doutoramento

Luanda - Cinquenta e cinco por cento, das 140 bolsas de estudos disponibilizadas para a formação de professores em doutoramento, pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, serão atribuídas a mulheres.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

As bolsas em causa serão disponibilizadas em 2021, tendo como primazia a área de investigação em particular.

De acordo com o secretário de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação, Domingos da Silva Neto, que intervinha no III encontro metodológico sobre a gestão de recursos humanos no subsistema de ensino superior, o programa nacional de formação de docentes ao grau de doutoramento visa o fortalecimento do ecossistema da ciência, tecnologia e inovação a nível do país.

No que diz respeito a valorização das diferentes carreiras aplicáveis ao ensino superior, Domingos Neto explicou que muitos funcionários estavam há muito tempo sem acesso ou promoção, coisa que o ministério tem levado a cabo nesses dois anos que permitiu promover mil e cinquenta  docentes no ensino superior.

Quanto ao pessoal administrativo, o responsável explicou que esse departamento está a desenvolver acções para que, no contexto da reorganização e redimensionamento da rede das instituições públicas do ensino superior, seja estabelecido um quadro legal e um mecanismo célere para atender os funcionários administrativo efectivos, com particular realce para os que melhoram os seus níveis de escolaridade.

Conscientes do reduzido número de efectivos nas instituições públicas de ensino superior, foram realizados, com total autonomia pelas próprias Instituições do Ensino Superior (IES), após autorização do Titular do Poder Executivo, concursos públicos institucionais de ingresso, tendo sido colocadas à disposição do 1223 vagas para atenuar a gritante falta de docentes no subsistema de ensino superior.

Relativamente as dívidas contraídas entre 2008 e 2018 com funcionários das IES, o responsável fez saber que já foi validada e decorrem neste momento os trâmites administrativos para a sua efectiva liquidação.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 13/11/2019 18:15:36

    Governo adopta harmonização de propinas

    Luanda - O Governo angolano prevê implementar, nos próximos anos, a obrigatoriedade do pagamento de propinas em todo sistema de ensino superior público, para aumentar as receitas das instituições, destinadas à investigação científica.

  • 13/11/2019 16:51:10

    Jornadas científicas do ISPT incentivam cultura do debate

    Luanda - As IV Jornadas Científico Pedagógicas do Departamento de Ciências Sociais e Humanas do Instituto Superior Politécnico Tocoista (ISPT) iniciadas hoje, quarta-feira, visam incutir nos estudantes a cultura de debate de temas candentes da sociedade.

  • 08/11/2019 18:36:07

    MED suspende exames nacionais

    Luanda - O Ministério da Educação (MED) suspendeu hoje (sexta-feira), os exames nacionais previstos para o ano lectivo 2019, devido aos constrangimentos registados na sua preparação, informa fonte institucional.