Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

13 Novembro de 2019 | 16h51 - Actualizado em 13 Novembro de 2019 | 16h50

Jornadas científicas do ISPT incentivam cultura do debate

Luanda - As IV Jornadas Científico Pedagógicas do Departamento de Ciências Sociais e Humanas do Instituto Superior Politécnico Tocoista (ISPT) iniciadas hoje, quarta-feira, visam incutir nos estudantes a cultura de debate de temas candentes da sociedade.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Esta informação foi prestada à Angop pelo coordenador do curso de Sociologia do ISPT, Manuel Fernandes, tendo referido que se pretende com esta acção envolver docentes, discentes e outras personalidades interessadas na abordagem de diversas questões ligadas à sociedade.

De acordo com o também docente, a sociedade depara-se com diversos problemas como delinquência juvenil, violência doméstica, prostituição, entre outras questões que devem ser estudadas para serem solucionadas.

Neste contexto, realçou, o Instituto Superior Politécnico Tocoísta deve desempenhar o seu papel analisando problemas que afectam a população.

“A violência doméstica, a delinquência juvenil, a venda em mercados informais, os índices de prostituição, entre outras questões são assuntos a serem analisados por docentes e sociólogos”, ressaltou.

 Na óptica do docente universitário, é necessário incutir a  cultura de debate nos estudantes, principalmente, no último ano do curso de Sociologia, com vista a capacitá-los para a análise de questões que inquietam a sociedade.

 Ao longo das jornadas, com duração de dois dias, os participantes estão a discutir temas como “A delinquência  juvenil  e  polivitimização da criança, conclusões de um estudo realizado em Luanda”, “ O ISPT  e os desafios  de um ensino do direito eficaz” e “A responsabilidade civil do Estado  no quadro de um estado de direito”.

Será igualmente realizada uma mesa redonda que abordará as temáticas “Os factores motivacionais dos crimes passionais” e “Ciências sociais públicas, conceito e pratica que lições para Angola”

O ISPT  foi inaugurado a 13 de Março de 2017. Rege-se pelos princípios da legalidade, moralidade, impessoalidade, ética, eficiência e publicidade de seus actos, bem como é norteada de toda a prática institucional, nas suas relações internas e com a sociedade.

Assuntos Angola   Educação  

Leia também
  • 13/11/2019 05:28:10

    Governo investe USD 50 milhões na formação

    Luanda - O Governo angolano prevê investir, até 2027, USD 50 milhões para potenciar o Programa Nacional de Formação de Docentes ao Grau de Doutoramento.

  • 12/11/2019 10:03:40

    Aldeia do Sope ganha escola primária

    Benguela - Uma escola primária de oito salas e capacidade para 700 alunos foi inaugurada segunda-feira na aldeia do Sope, a 40 quilómetros da sede municipal do Cubal, pelo governador provincial de Benguela, Rui Falcão.

  • 12/11/2019 09:32:27

    Huíla precisa de 300 novas salas de aula

    Chicomba - A província da Huíla precisa de 300 novas salas de aulas para, em 2020, inserir os 449 mil e 252 mil alunos actualmente fora do sistema de ensino