Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

20 Novembro de 2019 | 15h55 - Actualizado em 20 Novembro de 2019 | 16h05

MESCTI quer inter-comunicabilidade entre IES

Luanda - O Ministério do Ensino Superior Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) pretende estabelecer uma rede de inter-comunicabilidade entre as Instituições de Ensino Superior (IES), de formas a facilitar o acesso à internet e consequentemente dar maior celeridade a esses serviços.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Essa informação foi prestada hoje, quarta-feira, em Luanda, pelo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Domingos da Silva Neto, no acto de abertura da 4ª feira anual sobre o ensino universitário nos Estados Unidos da América (EUA), que decorre na Mediateca de Luanda.

Para o efeito, o MESCTI mantém contacto com o Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação para estabelecer uma plataforma para viabilizar a institucionalização e criação de uma rede de serviços de internet que facilite esses serviços nas IES.

Esta pretensão, de acordo com o responsável, consta dos desafios do sector no domínio das infra-estruturas, com foco no seu apetrechamento com laboratórios e outros meios essenciais para acolher os processos de ensino e aprendizagem, bem como lares para estudantes, de forma a aliar a componente teórica a prática de modo constante.

 De acordo com responsável, há necessidade de uma forte aposta em laboratórios técnicos de apoio as aulas e de investigação científica.

Lembrou que o país conheceu um período de grande crescimento em termos numéricos no ensino superior, tanto pela população estudantil quanto pelas instituições.

“As instituições privadas estão a dominar em mais de 60 por cento das cerca de 85 existentes no país, mas o governo angolano pretende reverter esse quadro para ser o principal garante da qualidade de ensino”, reforçou.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 20/11/2019 15:55:12

    Angolanos exploram opções nas universidades americanas

    Luanda - Mais de 40 universidades americanas estão hoje, quarta-feira, na Mediateca de Luanda, a dar oportunidade aos estudantes, pais e encarregados de educação de conhecerem os seus programas educacionais.

  • 19/11/2019 15:00:31

    Ensino superior certifica dívida de dois mil milhões de kwanzas

    Luanda - A dívida pública do Ministério do Ensino Superior Ciência, Tecnologia e Inovação para com os docentes, acumulada ao longo de 10 anos, está avaliada em 2, 2 mil milhões kwanzas.

  • 15/11/2019 14:17:02

    Ensino Superior disponibiliza bolsas para doutoramento

    Luanda - Cinquenta e cinco por cento, das 140 bolsas de estudos disponibilizadas para a formação de professores em doutoramento, pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, serão atribuídas a mulheres.