Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

08 Março de 2019 | 08h31 - Actualizado em 08 Março de 2019 | 08h30

Alunos no Cunene percorrem 30 quilómetros para assistir aulas

Ondjiva - A insuficiência de transportes colectivos públicos na província do Cunene para o transporte de alunos nas escolas fora da urbe de Ondjiva está a obrigar os jovens a percorrerem 10 a 30 quilómetros a pé para assistir aulas, segundo o director da Educação, Domingos Oliveira.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Este quadro triste e desolador regista-se nas comunas de Ondjiva, Xangongo, Môngua, Nehone, Evale e na zona fronteiriça de Santa-Clara.

Em 2017, a província do Cunene recebeu do governo central 30 mini autocarros que foram atribuídos aos operadores privados, mas mesmo assim não se ultrapassou a situação.

De acordo com o responsºavel, que falava à Angop, as operadoras preferem as rotas intermunicipais, alegando ser mais rentável e dá para honrar com as obrigações do reembolso do dinheiro do Estado.

Domingos Oliveira informou que há uma orientação do governo para se reverter a situação e se encontrar um mecanismo, de maneira a atender a necessidade de transportes dos alunos.

A província do Cunene conta com um universo de 868 escolas em funcionamento no ano lectivo de 2019, onde estão matriculados 214 mil e 311 alunos nos três sistemas de ensino.

Assuntos Província » Cunene  

Leia também
  • 07/03/2019 15:17:19

    Mais de 20 mil alunos assistidos com merenda escolar

    Ondjiva - Vinte e seis mil alunos, de 126 escolas na província do Cunene, estão já a beneficiar do programa merenda escolar.

  • 25/02/2019 20:28:23

    Escolas do Cunene necessitam de carteiras

    Ondjiva - Sete mil e 120 carteiras escolares são necessárias na província do Cunene para permitir que os 214 mil e 311 alunos matriculados nesse ano lectivo, nos três subsistemas de ensino, possam assistir as aulas comodamente.

  • 24/02/2019 05:49:06

    Autoridades retomam ensino das línguas nacionais no Cunene

    Ondjiva - Dezassete mil manuais nas línguas de Oshiwambo e Nhaneka-Humbe estão já disponíveis, na província do Cunene, permitindo a retoma este ano do ensino dessas línguas nacionais nas classes da iniciação, disse sábado, o director da Educação, Domingos de Oliveira.