Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

25 Abril de 2019 | 18h27 - Actualizado em 25 Abril de 2019 | 18h27

Escolas orientadas a incluir alunos com necessidade especiais

Caxito - O director do Gabinete provincial da Educação no Bengo, António Quino, apelou, em Caxito, que as direcções das escolas de ensino normal a acolher alunos com necessidades educativas especiais.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O responsável, que falava na abertura de um seminário de capacitação dirigido aos professores do ensino especial do Dande, disse que qualquer escola deve ter capacidade para receber e acolher toda criança com necessidade educativa especial, no quadro do ensino inclusivo vigente em Angola.

Para o responsável,  o professor que tiver dificuldade em lidar com essas crianças deve dirigir-se a escola nº377, no município do Dande, para obter conhecimentos que ajudem  a superar as dificuldades.

Segundo António Quino, actualmente toda escola em Angola deve criar condições de acessibilidade para toda criança ou cidadão com necessidade educativa especial.

“Temos ainda a componente didáctico-pedagógica e a escola do ensino especial do Dande tem a responsabilidade de criar as condições para que todo aquele professor que esteja diante de um aluno com necessidade educativa especial olhe para escola nº 377 como uma espécie de solução”, ressaltou.

Com duração de quatro dias, os participantes vão abordar, entre outros temas,  “educação especial e as tecnologias”, “noções básicas sobre o Braille”, “instrumentos necessários para impressão de textos em Braille” e “impressora Braille”.

“Softwares para educação de textos em Braille”, “noções sobre leitores autónomos”, “equipamentos utilizados”, “Softwares utilizados”, “a informática na deficiência visual”, serão abordados igualmente durante o seminário.

A única escola de ensino especial no Bengo controla 27 professores e matriculou no presente ano lectivo 286 alunos da primeira a nona classe.

Assuntos Província » Bengo  

Leia também
  • 10/04/2019 16:52:54

    Alunos do Panguila ganham quatro novas salas de aulas

    Caxito - Setecentos e trinta e oito alunos da escola nº 387 do ensino primário do Panguila, província do Bengo, que estudavam em salas superlotadas (80 alunos em cada sala) passam desde hoje (quarta-feira) a estudar em melhores condições, com a entrada em funcionamento de quatro novas salas de aulas.

  • 10/01/2019 11:47:24

    Mais de 20 mil vagas disponíveis no ensino geral no Bengo

    Caxito - Vinte e seis mil 822 vagas estão disponíveis no ensino geral, na província do Bengo, para o ano lectivo 2019, mais de 10 mil novos alunos em relação ao ano anterior.

  • 07/01/2019 21:16:48

    Mil 150 vagas para o ensino superior na província

    Caxito - As duas únicas instituições do ensino superior na província do Bengo (uma pública e uma privada) disponibilizam para o presente ano lectivo um total de 1.150 vagas.