Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

26 Abril de 2019 | 19h21 - Actualizado em 26 Abril de 2019 | 19h21

Estudantes querem transformação da ESPM em Instituto Superior

Luena - Os 394 finalistas da quinta geração de licenciados da Escola Superior Politécnica do Moxico (ESPM), localizado na cidade de Luena, apoiaram hoje, sexta- feira, o projecto do governo local de transformar esta instituição académica num Instituto Superior.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O apoio foi manifestado durante uma cerimónia de outorga de diplomas aos estudantes finalistas do ESPM, tendo os alunos ressaltado as vantagens de um instituto superior, com realce para o aumento do número de cursos, incluindo o de pós-graduação.

Na sua mensagem, os finalistas apelaram às instituições competentes, principalmente à Reitoria da Universidade José Eduardo dos Santos, a juntarem-se à iniciativa, para que o processo de elevação da ESPM a categoria de instituto autónomo seja célere.

Os estudantes lembraram que o Governo Provincial do Moxico tem um plano de interceder junto do Ministério do Ensino Superior no sentido de transformar o ESPM em instituto superior que, de acordo com os alunos, seria uma mais-valia para o processo académico na circunscrição.

Os recém-formados manifestaram a disponibilidade em contribuir com o seu saber em diversas áreas da sociedade no sentido de ajudar no desenvolvimento da província, em particular, e do país, no geral.

O director para os Assuntos Académicos da ESPM, João Cardoso, disse que os novos quadros estão capacitados ajudarem nas tarefas de diversificação da economia nacional e no processo de reconstrução do país.

Por seu turno, o vice-governador para sector Técnico e Infra-estruturas do Moxico, Manuel Lituai, exortou aos estudantes no sentido de colocarem em prática os conhecimentos adquirido durante a formação para contribuírem no crescimento do país e no bem-estar da população.

Receberam diplomas os estudantes licenciados em 2018 nas especialidades de Geografia, Física, Matemática, Química, Enfermagem, Análises Clínicas, Ciências de Computação, Contabilidade e Administração.

Afecta à Universidade José Eduardo dos Santos, a ESPM é a única instituição pública do ensino superior existente na província do Moxico, que desde 2010 já formou mil e 900 técnicos nas especialidades de Geografia, Física, Matemática, Química, Enfermagem, Análises Clínicas, Ciências de Computação, Contabilidade e Administração.

Leia também
  • 23/03/2019 16:24:19

    Malanje vai albergar sede de Universidade Regional

    Malanje - A província de Malanje vai albergar, em 2020, a sede da Universidade Regional, denominada “Njinga Mbande”, instituição que vai abranger também a província do Cuanza Norte, no âmbito da política do Ministério do Ensino Superior, Ciência e Inovação, que visa extinguir as Regiões Académicas do país.

  • 22/03/2019 18:06:35

    Governador incentiva troca de experiências entre escolas

    Luena - A realização de intercâmbio entre as escolas públicas e as escolas geridas pela Igreja católica, para contribuir no melhoramento do seu funcionamento, foi incentivada hoje (sexta-feira), no Luena, pelo governador provincial do Moxico, Gonçalves Muandumba.

  • 22/03/2019 13:55:07

    Responsável advoga partilha de experiências extra-escolares

    Luanda - As escolas do I ciclo do ensino secundário do país devem criar estratégias de partilha de experiências extra-escolares e a nível do sistema de ensino aprendizagem no contexto sala de aula, advogou hoje (sexta-feira), o secretário permanente da Comissão Nacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), Alexandre Costa.