Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

25 Maio de 2019 | 07h12 - Actualizado em 25 Maio de 2019 | 07h10

Destacado contributo das missões católicas no ensino no Cuanza Norte

Ndalatando- O vigário da diocese de Ndalatando, Cuanza Norte, padre Constantino Francisco Miguel, destacou, nesta sexta-feira, o contributo das missões católicas no desenvolvimento da educação na província.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

 

O presbítero fez tal reconhecimento quando dissertava sobre “A contribuição das missões católicas no ensino no Cuanza Norte para o humanismo solidário”, numa palestra realizada no âmbito das celebrações do 63º aniversário da cidade de Ndalatando, a assinalar-se a 28 do mês em curso.

Constantino Miguel sublinhou que o processo de ensino dos cidadãos pelos missionários católicos nesta região não foi uma iniciativa simples e entusiasta local, mas da vida em comunhão com a igreja em todo mundo.

Precisou que a acção de educar e ensinar constitui um dos preceitos da igreja no cumprimento da sua missão de congregar a humanidade para que haja uma verdadeira unidade e paz na terra.

 “Falar da contribuição das missões católicas no ensino na província do Cuanza Norte é falar da natureza da missão da igreja ao serviço da humanidade. A verdadeira educação pretende a formação da pessoa humana em torno do seu fim último e ao mesmo tempo ao bem da sociedade”, frisou.

O clérigo lembrou que a contribuição da missão católica no processo de ensino e educação no país remonta desde o surgimento do cristianismo em Angola, tendo a acção de cristianização e ensino exercido grande influência e valor na civilização das populações locais.

Adiantou que a diocese de Ndalatando controla 13 escolas primárias e oito do ensino secundário em todos municípios da província, tendo nos últimos cinco anos frequentado matriculado 67 mil e 761 alunos, bem como dois internatos feminino com 70 raparigas a beneficiarem de formação em vários ofícios.

Precisou que brevemente serão inauguradas outras três escolas nas paróquias de Golungo Alto, Samba Cajú e Bolongongo.

Leia também
  • 25/05/2019 06:54:08

    Sociedade deve participar no combate ao vandalismo nas escolas

    Cuito - O director da educação na província do Bié, António Manuel, reforçou, sexta-feira, no Cuito, o apelo aos órgãos policiais no sentido de ajudarem a instituição a combater a vandalização das escolas, punindo severamente os infractores.

  • 25/05/2019 06:43:59

    Professor principal figura no resgate de valores morais

    Saurimo - O professor é a principal figura para o resgate dos valores morais e éticos, afirmou, sexta-feira, em Saurimo (Lunad Sul), o arcebispo da Diocese local, Dom José Manuel Imbamba.

  • 20/05/2019 17:18:38

    Gestores de educação formação sobre saúde escolar

    Moçâmedes - Mais de 80 docentes, directores, coordenadores e chefes de actividades extra-escolares do ensino pré-escolar, primário, primeiro e segundo ciclo, do município Moçâmedes, participam numa acção formativa sobre primeiros socorros na escola, saúde escolar e prevenção de acidente.