Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

24 Maio de 2019 | 15h57 - Actualizado em 27 Maio de 2019 | 10h05

INAAREES aposta em solução tecnológica

Luanda - O Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior (INAAREES) vai, a partir de Agosto, implementar uma solução tecnológica para permitir aos utentes receberem os seus diplomas já homologados na cerimónia de outorga.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Esta informação foi avançada, nesta sexta-feira, em Luanda, pelo seu director-geral, Jesus Tomé, em conferência de imprensa destinada a esclarecer as causas da enchente que se regista nos últimos dias na instituição.

Segundo o responsável, esta solução obrigará a organização interna das instituições do ensino superior para receber os processos dos utentes e encaminhá-los ao INAAREES, com o intuito de se evitar a deslocação de licenciados na sede da instituição, principalmente os de outras província do país a busca dos seus documentos homologados.

Os casos de reconhecimento serão entregues directamente na direcção do INAAREES, por ser um processo complexo.

Neste momento estão a trabalhar com a entidade que irá fornecer o software para que o processo seja eficaz e implementado, de forma a desafogar a instituição.

O INAAREES registou, nos últimos dias, um aglomerado de utentes, nunca antes visto, devido à demora na resolução dos pedidos e na entrega de documentos.

Os utentes esbarram pelo facto de a instituição não prestar serviços céleres nem informar o público das causas da demora no atendimento dos pedidos.

Nos últimos três meses foram abertos concursos públicos no país para o acesso à função pública, sendo um dos requisitos exigidos aos candidatos o reconhecimento e a homologação dos certificados de habilitações ou diplomas, originando o aumento dos serviços da instituição.

O prazo mínimo para a homologação de um certificado/diploma é de 15 dias, enquanto o máximo é de 30, mas o documento pode ficar pronto antes deste horizonte temporal.

A demora dos serviços do INAAREES, que funciona na Centralidade do Kilamba, tem suscitado inúmeras críticas de cidadãos que se manifestam insatisfeitos.

O INAAREES é uma instituição pública dotada de personalidade jurídica, autonomia administrativa, financeira e patrimonial. Tem também a missão de promover e monitorar a qualidade das condições  técnicas, pedagógicas e científicas dos serviços prestados pelas instituições de ensino superior.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 24/05/2019 15:28:56

    INAAREES cria plano de emergência para atender demanda

    Luanda - O Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior (INAAREES), o único no país que vela por estas questões, criou um plano de emergência para atender aos utentes e diminuir as enchentes que se registam, nos últimos dias, na instituição.

  • 24/05/2019 14:08:51

    Especialistas defendem reforço do OGE para primeira infância

    Luanda - O reforço do orçamento geral do Estado (OGE) para a Educação da Primeira Infância foi defendida, na quinta-feira, em Luanda, por especialistas do sector, de forma a ajudar a responder aos objectivos do Programa Nacional de Desenvolvimento 2018/2022.

  • 23/05/2019 14:05:23

    MED apresenta proposta da Política Curricular

    Luanda - A proposta de Lei da Política Curricular, que prevê uniformizar as dimensões curriculares e contextualizar os conteúdos a realidade angolana, foi, nesta quinta-feira, tornada pública em acto presidido pela ministra da Educação, Cândida Teixeira.