Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

21 Maio de 2019 | 21h05 - Actualizado em 22 Maio de 2019 | 13h09

MED quer transformar alunos em centro da atenção

Luanda - O director-geral-adjunto do Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento da Educação (INIDE) para a área de Investigação, Amândio Gomes, disse, nesta terça-feira, em Luanda, ser pretensão do Ministério da Educação (MED) transformar o aluno no centro de todas as atenções, por ser o sujeito fundamental na construção histórica social.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Alunos do Instituto das Telecomunicações

Foto: Francisco Miúdo

O responsável, que falava à Angop no âmbito do lançamento de Auscultação Pública sobre a Proposta de Política Curricular, prevista para o dia 23 de Maio, acrescentou que o novo paradigma  previsto para o ensino  pré-escolar, primário e secundário passa por revestir os estudantes de conhecimento, atitude, habilidade, valores e ética.

Amândio Gomes apontou os referidos elementos como de “força” da proposta da Política Curricular.

Assim sendo, pretende-se com a proposta a criar teorias de aprendizagem pedagógica que potenciem os estudantes, tornando-os reflectivos, activos, inovadores e críticos para que o cidadão seja útil a sociedade e consiga interagir devidamente.

Depois de algumas reformas feitas no sistema de ensino ao longo dos anos, sem se atingir a essência,  disse, o MED perspectiva um novo paradigma com parâmetros e matrizes curriculares mais dinâmicas.

Pretende-se recolher subsídios de  parceiros sociais e de várias franjas da sociedade.   A Política Curricular vem ajudar o sistema, servindo de bússola para orientação dos fundamentos da política curricular como pilares.

“O processo educativo é dinâmico e a educação constitui um pilar para o desenvolvimento de qualquer sociedade “, referiu.

Leia também
  • 20/05/2019 18:41:20

    Escolas do Bié ganham novas carteiras

    Cuito - As escolas da província do Bié contam com duas mil novas carteiras escolares adquiridas pelo Ministério da Educação, no quadro das estratégias de melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem na região.

  • 29/03/2019 15:21:58

    Assinado acordo sobre equivalência de estudo com a África do Sul

    Luanda - Um acordo no domínio da educação que prevê a formação de quadros nas áreas de professores, gestores e inspectores escolares, bem como a equivalência de estudos foi assinado hoje (sexta-feira), em Luanda, entre os Ministérios da Educação de Angola e da África do Sul.

  • 21/03/2019 16:53:26

    Idade condiciona enquadramento de alunos no Mutu Ya Kevela

    Luanda - Duzentos e 65 alunos do IMNE Garcia Neto podem ficar sem estudar neste ano lectivo por falta de vagas na Escola de Magistério Mutu Ya Kevela, para onde foram transferidos no quadro da reforma educativa que prevê a extinção das escolas de formação em educação de nível médio.