Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

25 Maio de 2019 | 13h27 - Actualizado em 25 Maio de 2019 | 13h24

Portugal: Correspondentes da Academia de Letras tomam posse

Lisboa (Da correspondente) - Os membros Correspondentes da Academia Angolana de Letras (AAL), em Portugal, tomaram posse sexta-feira (24), na capital lusa, numa cerimónia presenciada pelo embaixador de Angola, naquele país, Carlos Alberto Fonseca.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Trata-se dos académicos, Salvato Trigo e Pires Laranjeira, nomeados em 2017, e empossados pelo presidente da Academia Angolana de Letras (AAL), Boaventura Cardoso.

Os académicos Ana Mafalda Leite e Inocência Mata, por razões de calendário vão assinar o livro de posse e receber as insígnias numa outra ocasião.

Os empossados, visivelmente emocionados, congratularam-se pelo reconhecimento do seu trabalho em prol das letras angolanas.

Durante a cerimónia, Boaventura Cardoso enalteceu o trabalho desenvolvido pelos correspondentes em Portugal.

Para ele, o trabalho desenvolvido pelos malogrados Manuel Ferreira e Alfredo Margarido, possibilitou que a literatura Angolana pudesse ser estudada em várias universidades.

Por sua vez o embaixador, Carlos Alberto Fonseca, enalteceu a solenidade ligada às letras como um momento de angolanidade e de elevação cultural.

Segundo o secretário-geral da Academia angolana de Letras, António Fonseca, que falava à Angop, os motivos que levaram ao empossamento tardio dos novos membros da Academia Angolana de Letras (AAL), em Portugal, estão relacionadas a questões logísticas, das quais não pormenorizou.

O evento que reuniu diplomatas, académicos e familiares contou também com momento cultural.

A Academia Angolana de Letras (AAL) consiste na realização profícua de programas e acções de promoção, valorização e divulgação dos estudos sociais avançados sobre a tradição oral, a criação literária, as línguas, as literaturas e as comunidades humanas.

Assuntos Cerimónia   Educação  

Leia também