Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

31 Maio de 2019 | 15h45 - Actualizado em 31 Maio de 2019 | 15h45

Alunos da localidade de Sacambululu recebem material escolar

Luena - Oitenta e oito alunos do ensino primário da localidade da Sacambululu, arredores da cidade do Luena, província do Moxico, recebem, nesta sexta-feira, material escolar diverso, no âmbito do programa de distribuição gratuita.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O material é compostos por quadros e manuais de língua portuguesa, matemática, ciência da natureza, estudo do meio ambiente, historia, geografia, entre outros.

Ao agradecer o gesto, o soba de Sacambululu, Pedro Baião Muatchissengue, pediu que ao gabinete provincial da Educação o aumento do número de professor, visto que a presença de apenas um docente e igual número de sala de aula, levou 130 alunos a ficar fora do sistema de ensino e aprendizagem.

Por seu turno, o professor Leonardo Feliciano disse que a localidade conta apenas com a segunda e quarta classe, por falta de docentes e de salas de aulas.

A única sala de aula, de adobe e coberta de chapas de zinco, foi construindo pelos populares.

Já o director do gabinete da Educação, Raimundo Ricardo, afirmou que a distribuição gratuita do material escolar é de iniciativa do governo da província, para melhorar a qualidade de ensino, assim como o aumento do índice de aproveitamento académico dos alunos.

Explicou que devido ao fraco poder económico conjuntural que o país vive, o sector da educação está incondicionado no que toca a construção de uma escola definitiva nesta localidade, mas esforços estão a ser feitos para se aumentar o número de professores.

A localidade de Sacambululu dista a 15 quilómetros a lesta da cidade do Luena e  possui uma população de 450 habitantes, na sua maioria crianças e jovens que se dedica a agricultura e no comércio.

Assuntos Província » Moxico  

Leia também
  • 27/04/2019 19:56:49

    Responsáveis de escolas defendem extensão do programa da merenda

    Luena - Directores de escolas de ensino primário da cidade do Luena, província do Moxico defenderam hoje, sábado, a extensão do Programa da Merenda Escolar, que abrange apenas algumas instituições de ensino da zona rural.

  • 26/04/2019 19:21:29

    Estudantes querem transformação da ESPM em Instituto Superior

    Luena - Os 394 finalistas da quinta geração de licenciados da Escola Superior Politécnica do Moxico (ESPM), localizado na cidade de Luena, apoiaram hoje, sexta- feira, o projecto do governo local de transformar esta instituição académica num Instituto Superior.

  • 22/03/2019 18:06:35

    Governador incentiva troca de experiências entre escolas

    Luena - A realização de intercâmbio entre as escolas públicas e as escolas geridas pela Igreja católica, para contribuir no melhoramento do seu funcionamento, foi incentivada hoje (sexta-feira), no Luena, pelo governador provincial do Moxico, Gonçalves Muandumba.