Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

06 Junho de 2019 | 18h44 - Actualizado em 06 Junho de 2019 | 18h44

Agentes escolares do Zaire e do Bengo trocam experiência

Mbanza Kongo - Agentes do ensino geral dos municípios de Mbanza Kongo, província do Zaire, e Dande, Bengo, partilharam, durante três dias, experiência em matéria de gestão administrativa e financeira.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Assuntos relativos à gestão pedagógica, didáctica, funcional e dos espaços, assim como treinamento pedagógico de professores foram igualmente partilhados.

Após as sessões de trabalhos, os 167 agentes escolares participantes, entre directores escolares e adjuntos, coordenadores de disciplinas e classes concluíram que a falta de orçamento para algumas escolas locais cria constrangimentos na sua gestão diária.

No seu comunicado final, sugeriram o envolvimento das comunidades educativas na gestão dos assuntos correntes das instituições de ensino, de modo a contribuírem na melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

Defenderam, ainda, uma interacção regular entre as direcções municipais da educação e as escolas para o aprimoramento de questões organizativas e didáctico-pedagógicas.

Destacaram, por outro lado, a necessidade do aumento de mais salas de aula, de forma a reduzir o excesso de alunos.

O sistema de reforma da educação em vigor no país estipula 45 alunos em cada turma, pelo que acima deste número viola o preceituado e tem influência negativa no aproveitamento académico dos alunos.

Ao encerrar o encontro, o director do gabinete provincial de educação do Zaire, José Luís Amélia, considerou os gestores como alavancas para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem.

O sector da educação em Mbanza Kongo dispõe de mais de 400 salas de aula, tendo matriculado, no presente ano lectivo, cerca de 44 mil alunos do ensino primário ao I ciclo do ensino secundário, que conta com um corpo docente de cerca de mil e 150 professores.

Leia também
  • 05/06/2019 18:11:58

    Mais de dois mil professores exercem profissão voluntária

    Lubango - Dois mil e 275 de professores voluntários afectos a Associação de Jovens Voluntários para Educação e Ensino (Ajovee) estão a garantir o processo de ensino e aprendizagem a 136 mil e 136 mil e 500 alunos do ensino primário na província da Huíla.

  • 05/06/2019 17:23:07

    Futuros professores em digressão para troca de experiência

    Menongue - Oitenta estudantes da Escola de Professores do Futuro da ADPP, de Menongue, capital do Cuando Cubango, iniciaram, nesta quarta-feira, uma digressão ao município do Cuito Cuanavale e às províncias do Bié e Huambo para a troca de experiência na área académica.

  • 05/06/2019 11:21:28

    Falta de verbas condiciona extensão da merenda escolar

    Saurimo - A exiguidade de verbas e meios de transportes estão a condicionar a extensão da merenda escolar aos municípios de Cacolo, Dala e Muconda, revelou hoje (quarta-feira), em Saurimo, o director do Gabinete provincial da Educação da Lunda Sul, Perfeito Candondolo.