Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

07 Junho de 2019 | 19h19 - Actualizado em 07 Junho de 2019 | 19h18

Agressão contra professores leva ao encerramento de escola

Icolo e Bengo - A direcção municipal de educação de Icolo e Bengo, em Luanda, encerrou a escola primária da localidade de Gonçalo, comuna de Kaculo kahango depois de um grupo de jovens ter agredido os professores logo após a uma partida de futebol.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Fonte da administração local referiu que a escola foi encerrada no dia 30 de Maio depois dos jovens da comunidade de Boaventura terem agredido os professores por não concordarem com o resultado da partida de futebol.

Segundo a fonte, a escola permanecerá encerrada até que as autoridades municipais, incluindo a polícia, resolvam o conflito que deixa 150 crianças sem aulas há mais de uma semana.

Em declarações hoje, sexta-feira, à Angop, o professor Simão Bengui Culolo, que foi agredido depois da partida de futebol,  disse que o conflito começou durante um triangular, organizado pelos docentes, onde os jovens da comunidade de Boaventura não aceitaram a derrota.

Por essa razão, os jovens iniciaram com agressões físicas e inclusive a destruição de portas e janelas das moradias dos docentes.

“ As jovens usaram catanas, paus e arremessaram pedras e nós tivemos que nos esconder”, desabafou o professor.

Por seu turno, o morador Albino Manuel reconhece que a situação não é boa e pede a intervenção para a resolução do caso.

Francisco Catocola, outro morador, confirma o sucedido e pede as autoridades policias para solucionar o problema para que as crianças retomem as aulas.

Os quatro professores, que leccionavam na única escola primária com duas salas de aulas da comunidade, foram transferidos para outras instituições de ensino em Catete e Distrito Urbano de Bela Vista, na comuna de Bom Jesus.

A localidade de Gonçalo está situada a sete quilómetros da sede comunal Caquengue e a 87 de Catete, sede municipal de Icolo e Bengo.

Leia também
  • 07/06/2019 17:33:57

    Encarregados de educação pedem apoio para crianças especiais

    Luanda - Pais e Encarregados de Educação de Crianças Portadoras de Deficiência e necessidades educativas especiais , no Kilamba Kiaxi, solicitaram as autoridades locais a criação de políticas para a promoção de igualdade de oportunidades à educação de seus filhos.

  • 05/06/2019 14:42:22

    Educação em Luanda cria estratégia para melhorar sistema de ensino

    Luanda - Uma estratégia para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem e do sistema educativo, denominada ?Escola de Confiança? foi apresentada, em Luanda, pelo Gabinete Provincial da Educação.

  • 16/05/2019 13:10:22

    professores de Icolo e Bengo em seminário

    Icolo e Bengo - O sector municipal de educação em Icolo e Bengo, em Luanda promove um seminário de actualização e capacitação psico-pedagógico, aos técnicos para melhorar o seu desempenho.