Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

09 Junho de 2019 | 12h28 - Actualizado em 09 Junho de 2019 | 12h25

Huíla: Reitor em reunião inaugural do Conselho Consultivo da ASL-UC

Lubango - O Reitor da Universidade Mandume ya Ndemufayo (UMN), Orlando da Mata, participa desde hoje, em Portugal, da reunião inaugural do Conselho Consultivo e na cerimónia solene da Academia Sino-Lusófona da Universidade de Coimbra (ASL-UC).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Segundo uma nota da UMN,  a que à Angop teve acesso, o também Presidente da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), fará parte das dez personalidades que integram o Conselho Consultivo da ASL-UC, órgão que tem as funções de aconselhar o Director da ASL-UC, na definição de áreas estratégicas para o desenvolvimento da missão da Academia, na elaboração do plano de actividades, na determinação dos serviços a prestar, dos cursos e demais eventos científicos a realizar.

A decorrer até o dia 12 de Junho (quarta-feira), o evento é uma organização da Academia Sino-Lusófona da Universidade de Coimbra (ASL-UC).

A Academia Sino-Lusófona da Universidade de Coimbra foi criada em Setembro de 2018, e tem por missão desenvolver a investigação e o ensino sobre as relações entre a China, Portugal e os Países de Língua Portuguesa, especialmente na área jurídica, mas numa perspectiva interdisciplinar.

Integram Conselho Consultivo da ASL-UC, além do reitor da Universidade Mandume ya Ndemufayo e presidente da Associação das Universidades de Língua Portuguesa, outras personalidades como o presidente administrativo da Academia Brasileira de Direito Civil, o embaixador de Portugal na China, o presidente do Fórum de Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (FORGES) e o reitor da Universidade de Ciência Política e Direito da China.

Fazem igualmente parte da cúpula, o director do Instituto de Estudos Europeus da Academia Chinesa de Ciências Sociais, o presidente do Conselho da Universidade de Macau, o presidente do Fórum Nacional do Mecanismo Africano de Revisão de Pares, o vice-Presidente da Sociedade da China para estudos da Organização Mundial do Comércio e o vice-Reitor para as Relações Internacionais da Universidade de Estudos Estrangeiros de Pequim.

O Conselho Consultivo da ASL-UC terá um mandato de quatro anos.

Leia também
  • 09/06/2019 03:21:01

    Huíla: Docentes querem inclusão das línguas nacionais no ensino

    Lubango - A inclusão de programas de línguas nacionais no processo de ensino e aprendizagem do país constitui factor decisivo para facilitar a comunicação com os povos das zonas onde não se fala o português fluentemente, afirmaram este sábado, no Lubango (Huíla), os professores dessa região.

  • 08/06/2019 17:35:43

    Nova obra didáctica lancada hoje na Huíla

    Lubango - Uma obra didáctica sobre "Perspectivas Teóricas, Práticas e Desafios", no âmbito da avaliação dos processos e resultados em contextos escolares da autoria dos escritores Manuel Afonso e Simão Agostinho, foi lançada, hoje, no Lubango, província da Huíla.

  • 05/06/2019 18:11:58

    Mais de dois mil professores exercem profissão voluntária

    Lubango - Dois mil e 275 de professores voluntários afectos a Associação de Jovens Voluntários para Educação e Ensino (Ajovee) estão a garantir o processo de ensino e aprendizagem a 136 mil e 136 mil e 500 alunos do ensino primário na província da Huíla.