Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

11 Junho de 2019 | 17h58 - Actualizado em 11 Junho de 2019 | 17h58

Educação ajuda alavancar desenvolvimento do país

Moçâmedes - A educação é ferramenta imprescindível para alavancar o processo de desenvolvimento do país considerou hoje, terça-feira, na cidade de Moçâmedes, a vice-governadora provincial para área Económica, Política e Social do Namibe, Josefa Cangombe.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A responsável fez esse pronunciamento quando discursava na cerimónia de abertura das terceiras jornadas técnicas científicas do Instituto Superior Gregório Semedo, que vão decorrer até ao dia 12 deste mês, sob o lema “ Ciência e educação  pilares essenciais  para o desenvolvimento  socioeconómico  de Angola”.

Sublinhou que o processo de ensino e aprendizagem permite que o cidadão obtenha conhecimentos para aplicar em prol do crescimento do país e do bem-estar da população.

O Executivo, ressaltou, tem vindo a criar políticas para melhorar o sistema de ensino, através da formação de docentes e de outros técnicos do sector no sentido de capacitar estudantes capazes de contribuir no crescimento económica e social do país.

Incentivou ainda os estudantes a priorizarem os trabalhos de pesquisa e investigação científica para darem soluções a determinados problemas sociais e económicos do país.

“A educação é, por excelência, um instrumento crucial  no combate à pobreza, promove o crescimento económico bem como ajuda a reforçar o processo democrático e incentiva a participação dos cidadãos nas agendas nacionais”, acrescentou.

Por seu turno, o director geral do Instituto Superior Gregório Semedo,  Dinis da Costa, disse que o encontro tem o objectivo de consciencializar os estudantes e a sociedade sobre a importância da educação e da investigação científica na sociedade.

Neste ano lectivo, estão matriculados no Instituto Superior Gregório Semedo, no Namibe, mil e 417  estudantes, distribuídos pelos cursos de Comunicação Social, Direito, Contabilidade e Gestão, Engenharia Informática, Construção Civil, entre outras especialidades, sendo que as aulas são asseguradas por mais de 90 docentes.    

Durante as jornadas, os participantes vão abordar temas como "A descontextualização dos manuais didácticos de Língua Inglesa", "Consequências para o ensino aprendizagem  em Angola", "Estudo das necessidades educativas", "Diversidade no contexto educativo angolano", "A investigação científica estudantil", entre outros assuntos.

Assuntos Província » Namibe  

Leia também
  • 06/06/2019 15:30:23

    Governo reafirma apoio de iniciativas de pesquisa científicas

    Moçâmedes - O vice-governador para a Área Técnica e Infra-estrutura do Namibe, José Tchindongo António, afirmou hoje, sexta-feira, que o governo continua a apoiar as iniciativas estudantis relacionadas com trabalhos investigativos, que visam o desenvolvimento sustentável das comunidades.

  • 28/05/2019 09:51:10

    Namibe ganha 461 novos licenciados

    Moçâmedes - A província do Namibe conta com 461 novos licenciados em Magistério Primário, Física, Química, Matemática, Geografia, Biologia Marinha, Contabilidade e Gestão, Engenharia Eléctrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Ambiental e Engenharia Metalúrgica.

  • 20/05/2019 17:18:38

    Gestores de educação formação sobre saúde escolar

    Moçâmedes - Mais de 80 docentes, directores, coordenadores e chefes de actividades extra-escolares do ensino pré-escolar, primário, primeiro e segundo ciclo, do município Moçâmedes, participam numa acção formativa sobre primeiros socorros na escola, saúde escolar e prevenção de acidente.