Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

19 Junho de 2019 | 13h45 - Actualizado em 19 Junho de 2019 | 15h55

Lunda Norte com oito zonas livres de analfabetismo

Saurimo - As localidades Veiga e Roque (Lucapa), Kandjamba (Tchitato), Kasexi, Bala Bala e Quinongue (Cuango), Serração Malengue e Kamana (Cambulo), na Lunda Norte, estão livres do analfabetismo, informou nesta quarta-feira, no Dundo, a directora do Gabinete Provincial da Educação, Bernadeth Cachoco.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Aula de Alfabetização (ARQUIVO)

Foto: Angop

A responsável informou que de 2018 a presente data foram alfabetizados 13 mil cidadãos nos módulos um, dois e três, através do programa “Sim eu Posso”, assegurados por 440 alfabetizados.

Desta cifra, disse, as mulheres foram as que mais aderiram ao programa, que contou com o apoio de diferentes parceiros locais, como as Forças Armadas Angolanas (FAA), JMPLA, Escola Superior Politécnica do Cuango e Igrejas.

Relativamente à situação dos subsídios atrasados, explicou que a dívida acumulada ronda os 188 milhões de kwanzas, mas o Ministério de tutela disponibilizou, 31 milhões de kwanzas, para o pagamento dos meses de Maio, Junho, Julho de 2015, para os mil e 54 alfabetizadores, aguardando-se pela regularização da situação.

Leia também
  • 17/06/2019 15:00:57

    Lunda Norte necessita de mais de 60 mil carteiras

    Dundo - O sector de educação na província da Lunda Norte necessita de 60 mil 880 carteiras para o apetrechamento de mil 444 salas de aulas, com o intuito de melhorar as condições de acomodação dos alunos.

  • 25/02/2019 12:27:32

    Governador da Lunda Norte fiscaliza infra-estruturas educativas

    Dundo - O governador da Lunda Norte, Ernesto Muangala, promoveu, fim-de-semana, no município do Cuilo, uma jornada para fiscalizar a aplicação dos 100 milhões de kwanzas da consignação especial de quatro meses para os sectores da educação e saúde, incluindo o programa de combate à pobreza nos 10 municípios.

  • 22/02/2019 05:41:52

    Comunidade de Salucunda ganha escola de raiz

    Cuilo - A comunidade rural de Salucunda, no município do Cuilo, na Lunda Norte, ganhou quinta-feira a primeira escola primária construída de raiz, com quatro salas de aulas para atender 240 dos quatrocentos e dez alunos matriculados.