Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

11 Julho de 2019 | 13h18 - Actualizado em 11 Julho de 2019 | 17h51

Bolongongo ganha escola e biblioteca

Bolongongo - Uma escola primária, uma biblioteca e a nova sede da administração municipal de Bolongongo foram inaugurados, na quarta-feira, no quadro de uma visita de trabalho governador provincial do Cuanza Norte, Adriano Mendes de Carvalho.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A escola primária de quatro salas de aulas, completamente apetrechada, tem capacidade para 240 alunos, nos dois turnos, enquanto a biblioteca municipal conta com uma sala de leitura, uma de exposições de obras de arte, com 2.500 livros de temáticas e autores diversos entre nacionais e estrangeiros, e uma sala de informática com os sistemas Intrasat e Unitel instalados.

A nova  infra-estrutura da administração municipal está equipa com gabinetes para os administradores, secretário-geral, técnicos, secretaria, sala de espera e outras dependências.

Os três equipamentos sociais custaram aos cofres do Estado 187 milhões de kwanzas, financiados pelo governo da província no âmbito do Programa de Investimentos Públicos (PIP).

Dos valores em causa, 27 milhões de kwanzas foram empregues na construção da escola,  custou 40 milhões de KZ na biblioteca e 120 milhões de kwanzas na administração municipal .

O município carece de pelo menos mais 70 salas de aulas e 92 professores, ao contrário das actuais 62 salas existentes e dos 152 professores cadastrados e em funcionamento no presente ano lectivo (2019).

A intenção é permitir o ingresso de cerca de 1084 crianças que se encontram fora do sistema de ensino e diminuir o índice de alunos a estudar em locais e condições precárias.

No presente ano lectivo, o município de Bolongongo conta com  5 mil 159 alunos da iniciação a décima terceira classes matriculados.

O governador Adriano Mendes de Carvalho afirmou que a disponibilização desses equipamentos demonstra o compromisso do Executivo em levar os serviços sociais básicos junto das populações.

Com este exercício, sublinhou, o governo pretende aumentar a oferta e a diversificação de bens e serviços, com o objectivo de melhorar as condições de vida nas comunidades. Para tal, pediu a população para cuidar das infra-estruturas, por se tratar de bens que vão servir os cidadãos e mudar a imagem da circunscrição.

Por seu turno, o administrador municipal de Bolongongo, Miguel Gaspar, manifestou-se satisfeito, por se tratar de ganhos significantes para a administração e a comunidade.

“Com estes bens sociais vamos, não só proporcionar melhores condições de trabalho para os funcionários e técnicos da administração, professores e alunos, a juventude e munícipes no geral, como também conferir dignidade aos utentes dos referidos serviços e mudar a imagem da municipalidade”, frisou.

O município de Bolongongo situa-se a 168 quilómetros de Ndalatando, sede capital da província do Cuanza Norte, e possui uma população estimada em cerca de 13 mil e 19 habitantes, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística de 2014.

Leia também
  • 21/06/2019 13:42:44

    Município de Cazengo beneficia de salas de aula

    Ndalatando - Dezoito novas salas de aula reforçam, a partir deste ano, o sistema de ensino e aprendizagem do município de Cazengo, na província do Cuanza Norte, anunciou, nesta sexta-feira, a administradora local, Maria de Lourdes Salgado.

  • 02/06/2019 16:04:51

    Académico lança livro sobre liderança em gestão bancaria

    Ndalatando - O livro "Liderança em Gestão de Projectos no Sistema Bancário Angolano", da autoria do docente universitário , Manuel Pedro Mateus, foi neste sábado, lançado em Ndalatando, em acto orientado pelo decano da Escola Superior Politécnica do Cuanza Norte (ESPOLKN), Pedro Vita.

  • 25/05/2019 07:12:24

    Destacado contributo das missões católicas no ensino no Cuanza Norte

    Ndalatando- O vigário da diocese de Ndalatando, Cuanza Norte, padre Constantino Francisco Miguel, destacou, nesta sexta-feira, o contributo das missões católicas no desenvolvimento da educação na província.