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09 Julho de 2019 | 17h25 - Actualizado em 09 Julho de 2019 | 19h57

MED recolhe contribuições para manual de exames

Caxito - O Ministério de Educação recolheu nesta terça-feira, em Caxito, província do Bengo, contribuições para enriquecer a proposta do manual de exames nacionais, em prol da avaliação da competência dos professores e da qualidade do ensino-aprendizagem no país.

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O documento, com cinco capítulos, aborda questões sobre a inscrição, procedimentos de elaboração e realização dos exames nacionais, bem como a responsabilidade dos intervenientes, classificação dos exames, condições de acesso à sala de aulas e do material usado.

Em declarações à imprensa, o director nacional de Avaliação e Acreditação do Ministério de Educação, António da Costa, explicou que o referido manual é um guia orientador que visa avaliar o sistema nacional de educação, divulgar informação sobre exames nacionais das classes terminais do ensino primário e secundário.

“Os exames nacionais vão permitir certificar e avaliar a qualidade do ensino, as competências dos professores e os níveis de conhecimento adquiridos pelos alunos”, esclareceu.

O responsável informou que os testes nacionais vão substituir as provas elaboradas pelos gabinetes provinciais da Educação. Estes órgãos, acrescentou, terão a missão de apresentar as propostas à Comissão dos Exames Nacionais para elaboração das provas definitivas, que vão abranger todas as escolas do país.

O processo de exames nacionais, recordou, já existia no sector de Educação, até finais dos anos 80. Esse método foi interrompido, devido a guerra, mas agora é momento de se retomar.

Por seu turno, o director do Gabinete Provincial da Educação do Bengo, António Quino, valorizou a intenção da aplicação dos exames nacionais e aconselhou os intervenientes do processo a contribuírem com ideias positivas, para melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem em Angolano país.

Assuntos Província » Bengo  

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