Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

21 Agosto de 2019 | 21h44 - Actualizado em 21 Agosto de 2019 | 21h44

Autoridades encurtam distância percorrida por estudantes na Chiyaka

Chinjenje - Seiscentos e 48 alunos do I e II ciclos do ensino secundário da comuna da Chiyaka, que actualmente percorrem 36 quilómetros em busca do conhecimento académico na vila municipal do Chinjenje (Huambo), verão esta distância encurtada, nos próximos seis meses, com a conclusão de uma escola de 12 salas de aula.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

As obras de construção da infra-estrutura escolar, primeira do género na localidade, tiveram início nesta quarta-feira, devendo ainda comportar, entre outras, um campo multi-usos, gabinetes para direcção, sala dos professores e outra de reuniões.

Na ocasião, o administrador adjunto do município do Chinjenje, João Firmino Campos, pediu ao empreiteiro no sentido de cumprir com os prazos contratuais, de modo a evitar que os 648 alunos do I e II ciclos deixem de percorrer grandes distâncias para ter acesso ao ensino neste subsistema.

O responsável referiu ainda que, actualmente, os alunos da 7ª classe ao ensino médio têm sido obrigados a abandonar as famílias, a fim de aumentarem os níveis de conhecimentos na vila municipal, uma situação que além de inviabilizar o processo de ensino/aprendizagem, propícia a fuga de cérebros.

A construção do empreendimento escolar está incluída no Programa Municipal Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza, num investimento de 78 milhões e 921 mil kwanzas.

Com uma população estimada em mais de 14 mil e 385 habitantes, o sector da Educação na comuna da Chiyaka matriculou, no presente ano lectivo, cinco mil alunos no ensino primário, distribuídos em 24 salas de aula, num universo de 135 professores.  

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 16/08/2019 21:28:49

    Governante realça importância do exercício rigorosos da advocacia

    Huambo - O governador em exercício da província do Huambo, José Cornélio, ressaltou esta sexta-feira, na região, a importância do exercício rigoroso da actividade de advocacia, pelo valor da mesma no sistema da administração da justiça num Estado de democrático e de direito.

  • 16/08/2019 15:46:16

    População da Chinhama constrói 25 escolas comunitárias

    Cachiungo - Vinte e cinco escolas comunitárias, com três salas de aula cada uma delas, estão a ser construídas, na comuna da Chinhama, município do Cachiungo, 140 quilómetros da cidade do Huambo, numa iniciativa da população local, com vista a encurtar a distância percorrida pelos alunos, de segunda a sexta-feira, em busca de conhecimento.

  • 15/08/2019 19:27:59

    Melhoria do processo de ensino exige nova abordagem

    Huambo - Os desafios da melhoria da qualidade de ensino em Angola exigem uma urgente contextualização da escola, dos professores e alunos, enquanto componentes fundamentais do processo docente/educativo, afirmou hoje, quinta-feira, no Huambo, o docente universitário David Boio.