Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

20 Agosto de 2019 | 11h28 - Actualizado em 20 Agosto de 2019 | 17h21

Fissuras impedem transferência de alunos no Porto Amboim

Porto Amboim - Fissuras e vandalização da Escola do I Ciclo de Ensino Secundário do Medungue, no município do Porto Amboim (Cuanza Sul), impedem a transferência de mil 620 alunos, que estudam em condições impróprias.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O facto foi revelado segunda-feira à Angop pelo director da Repartição municipal da Educação, Alípio Bastos, frisando que a construção da escola terminou em 2018.

Segundo o responsável, as portas, janelas e loiça sanitária foram roubadas, situação agravada com o aparecimento de fissuras na sua estrutura arquitectónica da escola.

O Porto Amboim tem apenas duas escolas do I ciclo, para um universo de oito mil e  225 alunos.

Entretanto, o superintendente dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros do Porto Amboim, Machado Mário, confirmou a existência de inúmeras fissuras nas paredes e pilares de sustentação da escola de dois pisos e com 12 salas de aula.

Machado Mário afirma que esta situação é um perigo para os alunos e defende a criação de uma equipa multisectorial para se apurarem as causas das fissuras, de forma célere.

Neste ano lectivo,  36 mil 198 alunos estudam em Porto Amboim. O município conta com mil e 23 professores e precisa de mais 334 docentes.

Segundo estimativas, existem mil 288 crianças fora do sistema de ensino e 334 alunos do I Ciclo do ensino secundário não estudam por falta de salas de aula.

Leia também
  • 19/08/2019 17:05:17

    Sinprof capacita filiados sobre administração de conflitos

    Sumbe - Vinte líderes do Sindicato Nacional de Professores (Sinprof) da província do Cuanza Sul são capacitados desde hoje, segunda-feira, na cidade do Sumbe, sobre técnicas de administração de conflitos e habilidades de negociação em contendas.

  • 13/08/2019 21:28:06

    Actores educativos apontam valências do PAT

    Huambo - O aumento dos níveis de aproveitamento escolar, a capacidade de compreensão e o rápido aprendizado na escrita e leitura dos alunos que Beneficiam Programa de Aprendizagem para Todos (PAT) foram apontados, na província do Huambo, como alguns dos benefícios alcançados desde a sua implementação, em 2017.

  • 08/08/2019 04:28:22

    Cuanza Sul: Aberto concurso nacional de Física

    Sumbe - O Ministério da Educação lançou quarta-feira, no Sumbe, província do Cuanza Sul, a 5ª edição do Concurso Nacional de Física, que visa apurar cinco melhores alunos para o Torneio Shalievieth, a realizar-se em 2020, no Estado de Israel.