Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

22 Agosto de 2019 | 18h41 - Actualizado em 22 Agosto de 2019 | 19h51

Seca causa abandono escolar no Namibe

Moçâmedes - Duas mil e trezentas crianças matriculadas nos cinco municípios do Namibe abandonaram as aulas devido à transumância, motivada pela seca que assola a região sul do país.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Seca: Crianças seguem o gado na transumância (ARQUIVO)

Foto: TARCISIO VILELA

Face a esta situação, o director do Gabinete Provincial da Educação no Namibe, Valério Arcanjo, anunciou a implementação de um calendário escolar especial para os alunos afectados, logo que terminar a migração da população e dos pastores de gado.

“Estas crianças estão controladas e tão logo o fenómeno da  transumância termine vamos recolhê-las e administrar os conteúdos educativos, pois já temos professores preparados para o acompanhamento”, disse o responsável.

O sector da Educação na província do Namibe controla mais de 120 mil alunos matriculados no presente ano lectivo. Conta com um universo de mais de seis mil professores.

A seca afecta 159 mil familias, no Namibe, que continuam a depender de ajuda do governo e da solidariedade de entidades singulares com diversos produtos alimentares, medicamentos, entre outros bens.

A Comissão da Protecção Civil do Namibe já recebeu e distribuiu  mais de 200 mil toneladas  de produtos diversos.

A transumância é o deslocamento sazonal de rebanhos para locais que oferecem melhores condições de pasto (…). Por associação, refere-se às migrações sazonais dos pastores ou de populações inteiras, que se dedicam à pastorícia ou acompanham os animais transumantes.

Assuntos Província » Namibe  

Leia também
  • 24/07/2019 15:27:27

    Lei da Política Curricular vai melhorar ensino - especialista

    Moçâmedes - A proposta de Lei da Política Curricular visa facilitar o processo de conhecimentos, habilidades, valores éticos e morais, a fim de formar quadros competentes e capazes de dar respostas aos desafios das novas tecnologias.

  • 02/07/2019 14:42:57

    APA destaca esforço do Governo para melhoria do ensino

    Moçâmedes - O secretariado Provincial da Associação dos Professores Angolanos (APA), no Namibe, enalteceu nesta terça-feira o esforço do governo para a melhoria das condições de trabalho dos docentes e apetrechamento das escolas, factores que se reflectem significativamente na qualidade do processo de ensino e aprendizagem.

  • 28/06/2019 16:58:19

    Responsável destaca acções do Sinprof

    Moçâmedes - As acções realizadas pelo Sindicato Nacional de Professores (Sinprof) em prol da defesa dos seus associados e na melhoria da qualidade do ensino no país foram destacadas hoje, sexta-feira, em Moçâmedes, pela vice-governadora provincial da área Social, Política e Económica do Namibe, Rebeca Cangombe.