Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

09 Setembro de 2019 | 17h41 - Actualizado em 09 Setembro de 2019 | 17h41

Belmira Satumbula vence concurso "Soletrar Huíla"

Lubango - A aluna do ensino primário, Belmira Satumbula, de dez anos de idade, venceu hoje, na cidade do Lubango, a primeira edição do concurso "Soletrar Huíla".

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Concorrentes do concurso soletrar Huíla

Foto: Amélia Oliveira

Belmira Satumbula, vencedora do concurso soletrar Huíla

Foto: Amélia Oliveira

Em segundo e terceiro lugar ficaram as alunas Crisnísia Carlos, de 13 anos, e Carla Tchiteculo, também de dez anos. 

O concurso contou com a participação de uma dezena de concorrentes, cuja primeira eliminatória aconteceu em Agosto último.

Os participantes ganharam, como prémios, uma mochila escolar, enquanto os primeiros três classificados ganharam um o curso de Língua Inglesa, um dicionário de Língua Portuguesa e um kit escolar.

Em declarações à Angop, a mentora da vencedora, Rode Vicente, declarou positiva a iniciativa por incentivar as crianças a conhecerem mais e melhor as palavras.

“Estou satisfeita com a minha sobrinha. Esteve bem, mas poderia fazer melhor. A sua preparação foi difícil, mas conseguimos”, acrescentou.

Por sua vez, o membro da organização dos jovens promotores do evento, Albino Daniel, referiu que o concurso tem a finalidade de alargar o horizonte de vocabulário das crianças, com a introdução de novas palavras, assim como promover maior socialização entre as crianças e despertar o habito pela leitura. 

Fez saber que a primeira sessão se realizou em Agosto do ano em curso, onde foram eliminados seis participantes, todos da cidade do Lubango.

O “Soletrar Huíla”,  lançado em Julho do ano em curso, por um grupo de jovens locais, faz parte do projecto “Ler, Crescer e Aprender” que visa criar e incentivar o hábito pela leitura, promover motivos de lazer no seio das crianças, através da realização de concursos de soletração, construção de bibliotecas moveis, grupos de leitura, entre outras actividades.

Leia também
  • 09/09/2019 08:43:17

    Município da Jamba necessita 250 professores

    Jamba - O município da Jamba, província da Huíla, necessita de 250 professores novos professores, para inserir no próximo ano lectivo sete mil e 468 crianças que este ano ficaram excluídas do sistema normal de ensino primário.

  • 06/09/2019 16:44:14

    Escolas primárias recebem Kits de primeiros socorros

    Mbanza Kongo - Sessenta escolas primárias dos municípios de Mbanza Kongo e do Soyo, província do Zaire, beneficiaram hoje, sexta-feira, de kits de primeiros socorros, no âmbito do programa nacional de saúde escolar.

  • 06/09/2019 16:40:08

    Governo reafirma aposta no processo de alfabetização

    Luanda - O Executivo Angolano continua a criar condições de ensino para acolher as famílias, sobretudo mulheres, que ainda mostram interesse em aprender a ler e escrever, como forma de se combater o analfabetismo na sociedade, afirmou, nesta sexta-feira, em Moçamedes, o delegado provincial da Justiça no Namibe, Wilson Vilengalenga.