Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

11 Setembro de 2019 | 13h12 - Actualizado em 11 Setembro de 2019 | 15h08

Governador do Bié quer comunidades envolvidas na alfabetização

Cuito - O governador do Bié, Pereira Alfredo, destacou, terça-feira, a necessidade de as famílias rurais aderirem as aulas de alfabetização, de forma activa, para contribuirem para o desenvolvimento da província e do país.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

sala de Aulas de Alfabetização

Foto: Foto cedida

Na província do Bié, com um milhão 455 mil 255 habitantes, o Programa de Alfabetização e Aceleração Escolar contava com 240 mil e 936 pessoas a frequentarem aulas no presente ano lectivo.

O sector necessita de cinco mil novos professores para juntarem-se aos 380 existentes.

O governador, que falava num acto de massas na comuna do Belo-Horizonte, município do Cunhinga, 77 quilómetros a norte do Cuito, reiterou a importância das igrejas e autoridades tradicionais apoiarem as comunidades rurais, cedendo espaços para salas de aulas.

Considera a alfabetização como o “caminho certo” para as famílias participarem no processo de desenvolvimento, compreender os fenómenos na sociedade e, sobretudo, contribuir na melhoria da qualidade do ensino.

O Programa de Alfabetização e Aceleração Escolar no Bié, segundo fontes do sector da Educação, debate-se com insuficiência de material didáctico, instalações próprias e verbas para pagar os subsídios dos alfabetizadores, com atrasos desde 2015.

Leia também
  • 09/09/2019 18:05:07

    Licenciados a distância perdem título no Bié

    Cuito - Noventa e três professores da província do Bié, que adquiriram os graus de licenciados a distância pela Universidade Grendal do Brasil, serão despromovidos ao escalão de técnicos médios.

  • 09/09/2019 17:41:39

    Belmira Satumbula vence concurso "Soletrar Huíla"

    Lubango - A aluna do ensino primário, Belmira Satumbula, de dez anos de idade, venceu hoje, na cidade do Lubango, a primeira edição do concurso "Soletrar Huíla".

  • 09/09/2019 08:43:17

    Município da Jamba necessita 250 professores

    Jamba - O município da Jamba, província da Huíla, necessita de 250 professores novos professores, para inserir no próximo ano lectivo sete mil e 468 crianças que este ano ficaram excluídas do sistema normal de ensino primário.