Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

09 Setembro de 2019 | 15h30 - Actualizado em 09 Setembro de 2019 | 16h17

PIIM aumenta rede escolar

Luanda - A operacionalização e execução do Programa Integrado de Intervenção aos Municípios (PIIM) poderá contribuir para o aumento da rede escolar em Angola, cifrada actualmente em 18 mil e 297 escolas.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Vista frontal da Escola do 1º Ciclo Njinga a Mbande

Foto: JOAQUINA BENTO

O prognóstico é do secretário de Estado para o Ensino Técnico Profissional, Jesus Baptista, para quem o PIIM vai também promover a integração de novos alunos no sistema de ensino.

Dados disponíveis indicam que, no presente ano lectivo, o sector controla dez milhões 608 mil e 415 alunos da iniciação ao segundo ciclo do ensino secundário, em 97 mil e 459 salas de aula.

Para cobrir a demanda são necessárias seis mil e 371 escolas, correspondendo a 57 mil e 143 salas de aulas. Os dados indicam a existência de um milhão 302 mil e 760 alunos fora do sistema de ensino.

Jesus Baptista, que falava à imprensa à margem do seminário sobre “Formação Executiva – Fundamentos e Importância para Qualidade da Educação, considera fundamental olhar a educação como prioridade e de forma integrada ter em conta todos os sectores para que o professor que trabalha nas zonas rurais tenha as condições criadas para ministrar as suas aulas com a necessidade que se impõe.

Considera importante formar professores para um ensino de qualidade, uma vez que o sector prima pela formação, capacitação e superação dos técnicos.

Já para o director geral do Instituto Nacional de Formação de Quadros da Educação, Isaac Paxe, o seminário faz parte de um programa que o Ministério da Educação (MED) está a instituir, para preparar os quadros e os técnicos a nível local.

Pretende-se, adiantou o responsável, que compreendam os processos ligados a gestão e liderança da educação, para, posteriormente, se poder planificar e coordenar as acções para que a educação aconteça na escola com a qualidade esperada.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 06/09/2019 16:18:08

    MED apresenta plano de alfabetização EJA 2019-2022

    Luanda - O Ministério da Educação (MED) apresentou, nesta sexta-feira, em Luanda, ao público o Plano de Acção para a Intensificação da Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos EJA Angola.

  • 05/09/2019 22:14:12

    Projecto de alfabetização Nós Podemos abrange três províncias

    Luanda- O projecto de alfabetização da Igreja Metodista Unida, denominado ?Nós Podemos? começou com dois mil e setenta e cinco alunos matriculados, numa primeira fase, nas províncias de Luanda, Bengo e Uíge.

  • 04/09/2019 13:25:37

    Refriango oferece bolsas de estudos internas

    Luanda - A Refriango, em parceria com a Associação dos Estudantes da Universidades Privadas de Angola (AEUPA), oferece, para o ano lectivo 2020, três bolsas de estudos, no âmbito da primeira semana académica da instituição.