Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

18 Setembro de 2019 | 19h55 - Actualizado em 18 Setembro de 2019 | 20h03

Crianças do 11 de Novembro beneficiam de bolsas de estudo em 2020

Luanda - Pelo menos mil crianças, das mais de três mil que se encontram fora do sistema de ensino, no distrito urbano do 11 de Novembro, poderão beneficiar de bolsas de estudo em escolas privadas em 2020, no âmbito de um acordo de parceria entre a administração local e algumas escolas privadas.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Segundo o administrador do distrito urbano do 11 de Novembro, no município do Cazenga, Celcio de Carvalho, em declarações à Angop, dados da Campanha de Registo Civil apontam que mais de três mil crianças encontram-se fora do sistema normal de ensino por escassez de salas de aulas e registo civil.  

Celcio de Carvalho disse existirem promessas dos privados no sentido de disponibilizar mais bolsas de estudos para crianças desfavorecidas no ano lectivo 2020, para diminuir o número de crianças fora do sistema de ensino.

Referiu que a administração continua com o trabalho de sensibilização junto das escolas privadas para disponibilizarem bolsas de estudos para que o número de crianças fora do sistema de ensino reduza no ano lectivo 2020.

“ O trabalho de cadastramento junto das famílias para se ter um dado concreto sobre o número exacto de crianças que se encontram fora do sistema ensino continua”, referiu.

Enquanto se aguarda pela implementação do Programa Integrado de Intervenção dos Municípios ( PIIM) para a construção de novas escolas públicas, a administração ensaia mecanismos para a inserção de mais crianças nas instituições privadas existentes.

Sublinhou que a falta de registo civil é também um dos factores que concorre para que as crianças fiquem fora do sistema de ensino.

A administração do distrito urbano do 11 de Novembro e as instituições de ensino privadas entraram em acordo de parceria no dia 13 de Setembro, depois de vários encontros.


 

Leia também
  • 14/09/2019 19:00:35

    Decorre concurso académico ''estudante criativo'' em Catete

    Icolo e Bengo - Um concurso académico designado ''Estudantes Criativos'' teve inicio hoje (sábado) no Centro Cultural António Agostinho Neto na vila de Catete, município de Icolo e Bengo, em Luanda, no âmbito da Iª edição do ''Festcacusso''.

  • 02/09/2019 16:16:50

    Reabilitação da Angola e Cuba avaliada em AKZ um bilião

    Luanda - Um bilião 780 milhões de Kwanzas é o valor disponível para a reabilitação da escola Angola e Cuba, no município do Cazenga, em Luanda, incluindo o seu apetrechamento.

  • 30/08/2019 16:53:50

    Escolas públicas absorvem mais alunos em Luanda

    Luanda - As escolas públicas de Luanda absorvem maior números de crianças do sistema de ensino provincial, com uma cifra de nove mil e 414 matriculados da iniciação ao II ciclo, apesar da rede escolar privada deter mais escolas.