Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

16 Setembro de 2019 | 14h54 - Actualizado em 16 Setembro de 2019 | 14h54

Mais de mil alunos deixam de estudar em capelas

Chitato - Mais de mil alunos da iniciação a 8ª classe, nas localidades de Canzololo e Txamba, município do Chitato (Lunda Norte), vão deixar de estudar em salas de aulas provisórias (capelas), a partir desta semana, com a inauguração de duas escolas de três e cinco salas de aulas.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Alunos do Canzololo e Txamba ganham novas salas de aulas

Foto: Escrivão

As infra-estruturas, construídas num período de nove meses, pela administração municipal do Chitato foram inauguradas esta segunda-feira, no âmbito das festividades do Dia do Herói Nacional, a assinalar-se a 17 de Setembro.

Na ocasião, a vice-governadora para o sector Político, Social e Económico da Lunda Norte, Deolinda Satula Vilarinho, apelou os alunos a cuidar das respectivas escolas.

Os mais de seis mil habitantes das duas localidades prometeram cuidar as escolas, tendo solicitado ao Governo a expansão do ensino nas comunidades rurais para evitar o êxodo rural.

A província da Lunda Norte conta com 172 escolas (mil e 665 salas de aulas), sendo 83 escolas primárias (785 salas), 68 complexos escolares (726 salas), sete colégios (61 salas), seis liceus (56 salas), dois institutos técnicos e seis Magistérios de formação de professores.

No presente ano lectivo foram matriculados 214 mil alunos em todos os subsistemas de ensino, assegurados por cinco mil e 156 professores, distribuídos em mil 665 salas de aulas.

Para absorver a demanda da população estudantil, a província necessita de mil 492 salas de aulas, 37 mil 340 carteiras, 833 quadros e três mil 577 professores.

Leia também
  • 02/09/2019 12:00:28

    Professores na Lunda Norte pedem formação contínua

    Dundo - Os professores na Lunda Norte solicitaram mais aprimoramento técnico e pedagógico, através de acções de formações regulares, para melhor eficácia no processo de ensino.

  • 30/08/2019 14:51:40

    Qualidade do ensino na Lunda Norte em análise

    Dundo - O ponto da situação sobre a qualidade do ensino e aprendizagem na província da Lunda Norte está a ser analisado e discutido hoje, sexta-feira, por especialistas e académicos, num workshop promovido pelo gabinete da Educação.

  • 07/08/2019 14:12:52

    IEIA reafirma compromisso com a educação

    Dundo - A construção de infra-estruturas educativas, por formas a contribuir para a inserção de mais crianças no sistema de ensino na província da Lunda Norte, é para a Igreja Evangélica dos Irmãos (IEIA) prioridade nos seus programas de responsabilidade social este ano.