Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

18 Outubro de 2019 | 15h03 - Actualizado em 18 Outubro de 2019 | 15h52

Programa de alfabetização do ISCED atinge mais de cinco mil adultos

Huambo - Cinco mil e 262 adultos, entre homens e mulheres, foram alfabetizados, este ano, pelo Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED), através dos módulos 1 e 2, no âmbito de um acordo de cooperação com o Gabinete da Educação nesta província.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A iniciativa, cujas aulas foram ministradas pelos estudantes do 3º ano nos mais variados cursos de licenciatura, visa, sobretudo, fazer com que mais cidadãos saibam ler e escrever e ajudá-los a compreender melhor a situação económico-social e política do país.

Ao discursar no encerramento da formação, o director-geral adjunto para área Académica do ISCED, Afonso Vindassi Manuel, informou que o módulo 1 da campanha de alfabetização, decorrida sob lema “Aprender para Brilhar”, incluiu a 1ª classe, enquanto a fase 2 a 2ª classe.

O responsável disse que o analfabetismo, enquanto flagelo social que assola grande parte das comunidades, deve ser erradicado por todos, para que o país tenha pessoas lúcidas em todas as vertentes, começando pela escrita e pela leitura.

"Simplesmente podemos dizer o sentimento é de dever cumprido”, realçou Afonso Vindassi Manuel, reafirmando o compromisso do ISCED em promover, anualmente, campanhas de alfabetização em todos os municípios, ao contrário desta edição, decorrida apenas no Huambo e na Caála.

Em funcionamento desde 1983 como núcleo, tendo evoluído para unidade orgânica da Universidade Agostinho Neto em 1989, o ISCED do Huambo, vocacionada à formação de professores para os níveis primário, secundário e superior, conta com mais de dois mil e 600 estudantes, nos cursos de licenciatura sobre o ensino da Geografia, Biologia, Matemática, Física, Química, Psicologia, Pedagogia, entre outros.

Desde a sua reabertura, em 2001, dez anos depois da sua paralisação devido o conflito armado, o ISCED do Huambo já formou 4.486 professores.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 18/10/2019 15:30:25

    Defendida inclusão da orientação vocacional no sistema de ensino

    Huambo - A inclusão, com urgência, da disciplina de orientação vocacional e profissional no sub-sistema de ensino de base, para permitir a tomada de decisão, por parte do aluno, no que tange à formação superior, foi defendida esta sexta-feira, no Huambo, por psicólogos.

  • 18/10/2019 12:53:32

    Estudantes apresentam propostas para melhorar atendimento público

    Huambo - Cento e 56 finalistas do Instituto médio Politécnico de Administração e Gestão (IPAG) do Huambo começaram hoje, sexta-feira, apresentar os seus trabalhos de fim do curso, com propostas para a melhoria do atendimento ao cidadão, como forma de acabar com a burocracia nas instituições públicas.

  • 17/10/2019 11:48:46

    Educação identifica talentos no domínio técnico-profissional

    Huambo - O gabinete da Educação na província do Huambo promove desde hoje, quinta-feira, a 1ª feira das escolas de ensino técnico-profissional, para a identificação de novos talentos neste domínio, de modo a potenciá-los e criar parcerias sustentáveis, com foco no desenvolvimento da região.