Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

30 Outubro de 2019 | 08h15 - Actualizado em 30 Outubro de 2019 | 08h15

Bié promove registo gratuito nas escolas

Cuito - Os alunos das classes de exame (6ª e 9ª) de escolas do I e II ciclo do ensino secundário no Bié, sem documentos de identificação pessoal, beneficiam de registo gratuito de nascimento desde Setembro do ano em curso.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Alunos em plena aula (arquivo)

Foto: JOAQUINA BENTO

Segundo o delegado do sector em exercício, Aldino Gil Salumbo, o processo resulta de uma solicitação do Gabinete Provincial da Educação visando a atribuição da nacionalidade à esta franja da população, para que não seja impedida da realização de provas finais, conforme aconteceu nos anos anteriores. 

Realçou que desde o início da campanha, a instituição já atribuiu mil e 22 Assentos de Nascimento, acrescentando que, além das classes de exame, o processo está a beneficiar alunos de outras classes que também nunca tiveram registo de nascimento.   

A campanha tem  previsão de atíngir, até  final deste ano lectivo (Novembro/Dezembro), sete mil e 339 alunos, dado contido no levantamento que se efectuou no decurso deste ano.

Para esta tarefa, a Delegação da Justiça e dos Direitos Humanos mobilizou 20 brigadas que se desdobram pelas escolas.

O Gabinete Provincial da Educação no Bié matriculou, no presente ano lectivo, prestes a terminar, mais de 600 mil alunos, que recebem aulas, em três turnos, de mais de 15 mil professores em perto de 40 escolas do I e II ciclo do ensino secundário.

A província tem uma população estimada em um milhão 455 mil e 255 habitantes.

Leia também
  • 21/09/2019 18:46:52

    Governo quer sindicato da educação mais actuante

    Cuito - O director do Gabinete provincial da Educação, no Bié, António Manuel, apelou hoje (sábado) no Cuito, a necessidade do Sindicato dos Trabalhadores da Educação, Cultura, Desportos e Comunicação Social (SPECDSB), tornar-se mais actuante e dinâmico, para defender os interesses da classe.

  • 11/09/2019 13:12:49

    Governador do Bié quer comunidades envolvidas na alfabetização

    Cuito - O governador do Bié, Pereira Alfredo, destacou, terça-feira, a necessidade de as famílias rurais aderirem as aulas de alfabetização, de forma activa, para contribuirem para o desenvolvimento da província e do país.

  • 09/09/2019 18:05:07

    Licenciados a distância perdem título no Bié

    Cuito - Noventa e três professores da província do Bié, que adquiriram os graus de licenciados a distância pela Universidade Grendal do Brasil, serão despromovidos ao escalão de técnicos médios.