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17 Janeiro de 2020 | 11h37 - Actualizado em 17 Janeiro de 2020 | 13h03

Ministra apela ao rigor dos professores do ensino geral

Luanda - Os professores devem esmerar-se para assegurar a implementação das políticas educativas e a unificação dos modelos educativos da escola e das famílias, com vista ao sucesso almejado, exortou nesta sexta-feira, em Luanda, a ministra da Educação, Ana Paula Elias.

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Ministra da Educação, Ana Paula Tuavanje Elias

Foto: Clemente Dos Santos

Para a ministra, o rigor deve ser assegurado nos diferentes níveis, tais como o entendimento entre gestores escolares, professores, pais e encarregados de educação, a transição de classe nos diferentes níveis de ensino, o perfil de saída de cada classe e o seu alinhamento no ensino superior, bem como a concepção e implementação da avaliação de projectos educativos das escolas.  

Ao falar na abertura do 1º encontro técnico do ensino geral, a governante disse que as tendências globais de desenvolvimento impõem o grande desafio de transformar a educação num patamar que corresponda ao Plano de Desenvolvimento Nacional 2018/2022 e às Agendas 20 e 30 das Nações Unidas e 20/63 da União africana.

Sublinhou que o encontro, de um dia, visa partilhar informações sobre alguns dos principais pontos de estrangulamento da política educativa, na perspectiva de garantir melhores resultados na satisfação dos mais altos interesses do Estado e da sociedade.

O director nacional do Ensino Geral, Gabriel Boaventura, em declarações à Angop, augura uma maior participação dos pais nas políticas de educação, para a melhoria da qualidade do ensino.

“Não vale apontar o dedo ao professor, porque ele faz o seu trabalho. Os encarregados de educação e os pais têm que encontrar tempo para apoiar o trabalho do professor, exigindo aos educandos que completem as tarefas passadas, para que as competências das crianças possam ser melhoradas”, alertou.

O encontro conta com 65 participantes, entre directores dos gabinetes provinciais da Educação, chefes de repartição do Ensino e parceiros internacionais.

Visa, entre outros objectivos, promover a melhoria da percepção dos gestores escolares sobre a avaliação das aprendizagens e a concepção de projectos educativos, a avaliação das aprendizagens nas classes de transição, transição automática e de exames.

O evento tem também como propósito a promoção de uma reflexão sobre as medidas para o reforço da organização e gestão escolar, de modo a garantir o bom funcionamento das escolas.

Espera-se dos participantes a criação de uma nova abordagem para uma percepção mais clara dos gestores escolares e da comunidade escolar sobre a transição automática, elencar medidas pragmáticas para uma melhor gestão das aprendizagens, bem como a elaboração de um modelo de gestão que responda aos desafios da escola.

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