Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

31 Janeiro de 2020 | 12h22 - Actualizado em 31 Janeiro de 2020 | 12h21

Comunidade do Ngolome ganha escola do primeiro ciclo

Dondo - A comunidade piscatória do Ngolome, comuna de Massangano, localizada a 50 quilómetros do Dondo, sede do município de Cambambe, província do Cuanza Norte, conta desde quinta-feira com uma escola nova do ensino primário e primeiro ciclo do ensino secundário.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O empreendimento com capacidade para albergar 630 alunos, em dois turnos, comporta seis salas de aulas, gabinete do director, sala de professores, ente outras dependência.

As obras de construção da infra-estrutura duraram 12 meses e custaram 33 milhões de kwanzas, com o financiamento do Fundo de Apoio Social (FAS).

A nova infra-estrutura vai substituir a escola anterior de carácter precário que se encontrava em avançado estado de degradação.

O administrador municipal de Cambambe, Adão António Malungo,  realçou a disponibilidade do FAS em desenvolver projectos na circunscrição que têm contribuído para a aproximação dos serviços de educação e saúde às comunidades.

Já o responsável do FAS no Cuanza Norte, Leonel Baptista, esclareceu que a infra-estrutura consta de um programa da instituição que contempla a construção de seis empreendimentos sociais no município, orçados em 60 milhões de kwanzas.

Entre os empreendimentos a serem erguidos destacam-se uma escola de igual dimensão e um posto de saúde, na localidade do Alto Dondo, além de outras infra-estruturas escolares e sanitárias na comuna de Dange-ya-Menha.

Com uma população estimada em mais de mil e 500 habitantes, a localidade do Ngolome tem matriculado, neste ano lectivo, 101 alunos, da 1ª a 5ª classe.

A implementação do I ciclo na referida escola será feita a posterior com a evolução dos actuais alunos.

Leia também
  • 31/01/2020 12:12:39

    Escolas ilegais no Zaire serão encerradas

    Mbanza Kongo- Trinta e seis escolas do ensino primário ao II ciclo do ensino secundário que funcionam de forma ilegal, na província do Zaire, podem este ano ser encerradas.

  • 30/01/2020 20:56:01

    Trinta mil alunos com necessidades especiais integrados no país

    Ndalatando - Trinta mil alunos com necessidades educativas especiais estão integrados no sistema normal de ensino, em todo o país, informou, nesta quinta-feira, em Ndalatando, província do Cuanza Norte, a responsável do departamento técnico especializado do Instituto Nacional de Educação Especial (INEE), Marcelina Manuel.

  • 30/01/2020 18:26:20

    Escola do I ciclo em Cambambe ganha 12 novas salas

    Dondo - Doze novas salas de aulas, com capacidade para 35 alunos, cada uma, entram em funcionamento neste ano lectivo, na escola 396, localizada no bairro Cacesse, município de Cambambe, província do Cuanza Norte.