Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

29 Janeiro de 2020 | 12h19 - Actualizado em 29 Janeiro de 2020 | 12h56

Educação implementa I ciclo para adultos

Lubango - Cento e 24 professores e gestores escolares dos 14 municípios da província da Huíla participam desde terça-feira, no Lubango, de uma formação em metodologia de implementação, pela 1ª vez, do I ciclo do ensino secundário no subsistema de ensino de jovens e adultos com atraso escolar.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Huíla: Professores de formação de adultos em seminário

Foto: Amélia Oliveira

O projecto, enquadrado no âmbito do Programa de Aceleração Escolar, visa capacitar professores e gestores, no sentido de implementarem o I ciclo de educação de jovens e adultos a nível da província, composto por dois anos lectivos, que correspondem a 7ª, 8ª e 9ª classes do ensino geral.

A nível do país apenas as províncias de Luanda, Huambo e Malanje implementaram o método em 2019, enquanto na Huíla entra em funcionamento este ano, sendo que para esta fase inicial será abrangida uma escola de cada município da província, como experiência-piloto.

Ao fazer a abertura do encontro, o chefe de inspecção do gabinete provincial da Educação, na Huíla, Paulo Nóbrega, disse que a formação de adultos integra indivíduos a partir dos 15 anos de idade, sendo essa uma oportunidade de enquadrá-los social, educativa e economicamente na comunidade.

“O período de formação vai permitir partilhar conhecimentos que vão ajudar o trabalho docente na sala de aula, o que deve constituir um factor de aprendizado, pois os formandos vão fazer o mesmo exercício com os alfabetizandos e assim participarem com o seu saber e experiência para o bem-estar da sociedade”, realçou.

Durante três dias, os professores formados em matemática, física, geografia, história e outras áreas do saber estão a ser capacitados com temáticas como a estrutura curricular do I ciclo da educação de adultos, enquadramento do subsistema de educação de adultos de acordo com a Lei de Bases ao sistema de educação e ensino, princípios e preparação da turma, entre outros assuntos.

No ano lectivo de 2019, mais de 89 mil estudantes foram matriculados no ensino de adulto, desde a alfabetização e pós-alfabetização.

A nível das três províncias que já implementaram o projecto (Luanda, Malanje e Huambo), que desde 2019 decorre na sua fase experimental, já foram criadas 45 turmas.

Leia também
  • 29/01/2020 12:16:15

    Ministra orienta abertura do ano lectivo no Bié

    Cuito - A ministra da Educação, Ana Elias, iniciou hoje (quarta-feira) uma visita de três dias de trabalho à província do Bié, onde deverá orientar o acto central da abertura do ano lectivo 2020, previsto para 31 do mês em curso.

  • 27/01/2020 18:57:36

    Professores de ensino de adultos são capacitados no Bié

    Cuito - Cento e três professores de ensino de adultos da província do Bié iniciaram hoje (segunda-feira), na cidade do Cuito, um seminário de capacitação sobre a Implementação e Generalização da Educação de Jovens e Adultos, de forma a melhorar a qualidade de ensino.

  • 27/01/2020 13:10:46

    Faculdade de Letras terá professor-leitor brasileiro

    Luanda - A faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto (UAN) terá um professor-leitor brasileiro que durante dois anos vai leccionar a disciplina de Língua Portuguesa e história do Brasil, fruto de um acordo celebrado hoje (segunda-feira), em Luanda, entre a Embaixada do Brasil e a referida universidade.