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19 Fevereiro de 2020 | 13h50 - Actualizado em 19 Fevereiro de 2020 | 13h49

MED avalia infra-estruturas escolares no país

Ndalatando - O Ministério da Educação (MED) está a proceder ao levantamento do estado das infra-estruturas escolares e as necessidades de cada província, informou, na terça-feira, em Ndalatando, o director geral do instituto Nacional de Formação de Quadros, Isaac Paxe.

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Isaac Paxe prestou tal informação à imprensa à margem da visita da ministra da Educação, Ana Paula Tuavanje Elias, informou haver uma  forte compreensão do Executivo relativamente aos investimentos nas escolas públicas, razão pela qual o Programa de Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) privilegia, a nível do sector da educação, a reabilitação, apetrechamento e construção de infra-estruturas escolares, com realce escolas de formação técnico profissional.

Esclareceu que o programa dá ênfase a formação técnico profissional para o atendimento curricular de desenvolvimento e geração de empregos, já que a qualificação de quadros constitui uma das exigências do sector produtivo.

Anunciou ainda que face a estes desafios, o MED vai distribuir, no presente ano lectivo, equipamento diverso e laboratórios de química, física e biologia às escolas do II ciclo de ensino secundário das 18 províncias do país.

Assegurou que o ministério já tem disponíveis os laboratórios para o apetrechamento das escolas, dando primazia as de formação técnico profissional e dos magistérios, adquiridos recentemente no âmbito das parcerias com o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e o Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MPTSS).

Esclareceu que a montagem desses equipamentos aguarda apenas pela adequação estrutural das escolas, já que muitas delas são inadequadas ao padrão dos laboratórios.

Especificou que existe já uma equipa do ensino técnico profissional que está a fazer o estudo de cada realidade para depois se iniciar o apetrechamento.

O PIIM, na província do Cuanza Norte, prevê a construção e apetrechamento de 28 escolas com um total de 301 salas de aulas avaliadas em três mil milhões, 306 milhões, 712 mil e 749 kwanzas.

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