Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

18 Fevereiro de 2020 | 20h51 - Actualizado em 18 Fevereiro de 2020 | 20h51

Mau estado da via dificulta envio de manuais escolares ao Nóqui

Mbanza Kongo- O mau estado da via rodoviária está a impedir o envio de manuais do ensino primário ao município do Nóqui, província do Zaire.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Manuais Escolares

A sede municipal do Nóqui dista a 165 quilómetros a norte da cidade de Mbanza Kongo, com a estrada de acesso de terra batida em avançado estado de degradação, situação agravada com as intensas chuvas que caem na região.

De acordo com o  administrador municipal do Nóqui, Luís Cumba Mavambu, que associou também a falta de um meio de transporte como  obstáculo para o levantamento dos referidos livros, tudo será feito para que nos próximos dias se encontre uma solução a este problema, mas sem avançar mais pormenores.

O director da educação do Zaire, José Luís Amélia, disse que a província recebeu, desde Dezembro último,  258 mil e 35 manuais escolares do ensino primário para serem distribuídos aos seis municípios.

Trata-se de manuais das  disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa, Geografia, História, Educação Moral e Cívica, Educação Manual e Plástica, Educação Musical, Estudo do Meio e Ciências da Natureza.

A fonte confirmou que, dos seis municípios, apenas o Nóqui está com dificuldades para proceder ao levantamento do referido material didáctico na capital da província.

José Luís Amélia, que alertou aos responsáveis do sector a precaverem-se contra o descaminho dos manuais cedidos, disse que a região ainda aguarda por outros lotes do Ministério da Educação.

Cento e vinte mil alunos do ensino primário foram matriculados nas 229 escolas primárias da região para o presente ano lectivo, que conta com o concurso de dois mil 217 professores.

Leia também
  • 18/02/2020 17:05:37

    Escolas da Huíla recebem mais de cinco milhões de manuais

    Lubango - Cinco milhões 884 mil e 308 manuais escolares da iniciação à 6ª classe estão a ser distribuídos pelas escolas públicas e privadas nos 14 municípios da província da Huíla, desde Fevereiro deste ano, pelo Gabinete da Educação da região.

  • 18/02/2020 15:08:10

    Educação distribui mais de 500 mil manuais escolares

    Malanje - Quinhentos mil 824 manuais didácticos do ensino primário, dos dois milhões que se esperam receber, estão a ser distribuídos gratuitamente aos alunos para facilitar o processo de ensino e aprendizagem neste ano lectivo.

  • 18/02/2020 07:59:39

    Ensino de adulto abrangem mais 300 alunos na Lunda Sul

    Saurimo - Trezentos e 60 alunos dos quatros municípios da província da Lunda Sul foram abrangidos, no presente ano lectivo, na primeira fase do I ciclo do ensino secundário, no subsistema de jovens e adultos com atraso escolar, revelou segunda-feira o chefe do departamento do ensino pré-escolar e inovação, Júlio Cauica.