Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

18 Fevereiro de 2020 | 18h14 - Actualizado em 18 Fevereiro de 2020 | 18h14

Sindicato traça estratégia para superação académica de professores

Huambo - O sindicato dos Trabalhadores da Educação, Cultura, Desporto e Comunicação Social na província do Huambo está a traçar uma estratégia para elevar o grau de formação académica dos professores, para uma melhor contribuição no processo docente/educativo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O facto foi divulgado hoje, terça-feira, pelo presidente da organização sindical nesta província, Adriano dos Santos, durante a V reunião ordinária do conselho geral do órgão.

O sindicalista referiu que a estratégia consiste na criação de um corpo docente voluntário, composto por professores reformados.

Estes docentes, segundo Adriano dos Santos, deverão capacitar os professores que ainda não terão terminado o ensino médio nas disciplinas de Física, Matemática, Química e outras, tendo em conta a necessidade da melhoria das condições de vida destes profissionais que estão na categoria de professor do ensino primário auxiliar.

Consta igualmente a realização, nos próximos dias, de um colóquio denominado “O filiado reformado e os direitos conquistados”, com objectivo de reflectir em torno do contributo que esta franja pode dar na capacitação dos professores que estão na categoria de ensino primário auxiliar.

Adriano dos Santos considerou que a valorização do professor constitui uma grande preocupação do sindicato, por ser o protagonista do processo de ensino/aprendizagem.

Por este facto, o sindicalista disse ser fundamental que se continue a apostar na formação dos e superação dos professores, além da observância do tempo de serviço no processo de transição, para o Estatuto dos Agentes da Educação, tendo em conta a importância do mesmo na carreira docente e no ambiente de trabalho.

A reunião aprovou, entre outros, o plano geral  de actividade  para 2020,   composto por 130 acções com destaque para renovação do mandato  das comissões  sindicais, secretariados  municipais e comunais.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 14/02/2020 22:43:54

    SINPROF no Huambo quer humanização do sector da educação

    Huambo - O secretário do Sindicato Nacional dos Professores (SINPROF) na província do Huambo, Abel Maravilho José, defendeu esta sexta-feira, a necessidade da humanização do sector da educação, para tornar o processo de ensino/aprendizagem mais inclusivo.

  • 13/02/2020 17:02:22

    Educação no Huambo distribui três milhões de manuais

    Huambo - Três milhões, 640 mil e 666 manuais do ensino primário estão a ser distribuídos, de forma gratuita, pelo Gabinete da Educação, no âmbito do ano lectivo 2020.

  • 07/02/2020 14:12:35

    FCA e FMV recebem tractores para aulas práticas

    Huambo - As faculdades de Ciência Agrária (FCA) e de Medicina Veterinária (FMV), ambas da Universidade José Eduardo dos Santos, beneficiaram esta sexta-feira, de um tractor cada, com objectivo de reforçar as condições técnicas e materiais para as aulas práticas.