Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

26 Fevereiro de 2020 | 21h13 - Actualizado em 27 Fevereiro de 2020 | 12h00

Ano académico no ensino superior abre sexta-feira

Luanda - O ano académico no ensino superior em Angola abre nesta sexta-feira, 28, na província de Benguela.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Campus da Universidade Agostinho Neto

Foto: Rosario dos Santos

De acordo com o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, em comunicado de imprensa, estão criadas as condições para o normal funcionamento de todas as instituições do ensino superior públicas.

Sobre a alegada greve dos docentes das instituições públicas de ensino superior, veiculada nalguns órgãos de comunicação social, o Ministério afirma não ter recebido declaração de greve do Sindicato dos Professores do Ensino Superior (SINPES), conforme imperativo legal previsto na Lei da Greve.

Em relação à dívida para com os funcionários das instituições públicas de ensino superior, adianta ter sido concluído a tramitação para o seu devido apuramento junto das instituições públicas de ensino superior, com a colaboração do SINPES.

“Este processo está em tratamento com o Ministério das Finanças, tendo o secretário-geral do SINPES participado, como convidado, na reunião entre os dois departamentos ministeriais, para tomar conhecimento dos passos subsequentes e da proposta de cronograma para a liquidação da dívida”, lê-se na nota.

O país conta, actualmente, com oito universidades públicas: 11 de Novembro (Cabinda e Zaire), José Eduardo dos Santos (Huambo, Bié e Moxico), Mandume (Huíla, Namibe), Cuito Cuanavale (Cuando Cubango e Cunene), Kimpa Vita, (Uíge e Cuanza  Norte), Lueji Ya Ankonde (Lunda Norte, Lunda Sul e Malanje),  Katiavala Buila (Benguela e Cuanza Sul) e Universidade Agostinho Neto (Luanda e Bengo), num total de oito Regiões Académicas.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 26/02/2020 00:14:26

    Manuais escolares já nas 18 províncias

    Luanda - O Ministério da Educação (MED) tem, até ao momento, cumprida a primeira fase de distribuição gratuita de manuais do ensino primário nas 18 províncias, cifrada em 33 por cento.

  • 20/02/2020 12:58:07

    País com canal educacional

    Luanda - Um canal de televisão denominado "Canal Educacional Angolano", estruturado para trazer conteúdos estritamente educativos, será lançado ainda este mês via TV Cabo.

  • 20/02/2020 12:49:20

    Encarregados apontam vantagens na regulação das propinas

    Luanda - Encarregados de educação e pais manifestaram, nesta quinta-feira, em Luanda, satisfação pela regulação dos preços das propinas do ensino privado em Angola, tendo em conta a actual conjuntura sócio financeira.